Intrudução a Engenharia de Biossistemas

326 palavras 2 páginas
Introdução a Engenharia de Biossistemas

Bioethanol from waste: Life cycle estimation of the greenhouse gas saving potential (May, 2009)
Heinz Stichnothe, Adisa Azapagic.

Esse artigo tem como objetivo principal mostrar os benefícios da produção de bioetanol a partir de resíduos gerados pela população de uma cidade e sua contribuição para redução no efeito estufa.
O bioetanol derivado de resíduos domésticos tem como principal objetivo reduzir o CO2 lançado n a atmosfera para reduzir o efeito estufa, e para chegar a um resultado esperado foi feito a analise geral do lixo que era descartado diariamente, onde o mesmo era separado para reciclagem, incineração e aproveitamento para o bioetanol, sendo que boa parte do lixo orgânico era possíve l ser utilizada para produção do bioetanol.
A produção ocorre em uma usina no Reino Unido, que pega esse resíduo sem ter recebido nenhum tratamento e o submete a fermentação processo no qual a cana de açúcar brasileira também passa pois a partir dessa fermentação se obtém o etanol. Em cerca de 190000 toneladas de resíduos gerado foi aproveitado cerca de 40 % para a produção de etanol o que gerou cerca de 19000 toneladas de combustível, valores muito satisfatórios pois fez com que esse lixo orgânico fosse reutilizado e não parasse em aterros ou incinerado. E analisando a emissão de CO2 o biocombustível gerado a partir dos resíduos se mostrou eficaz pois é inferior ao apresentado pela gasolina, e não depende de fatores climatológicos como a cana de açúcar, pois tem matéria prima constante o ano inteiro. Tendo em vista a atual situação energética mundial onde procurar formas alternativas de combustíveis é uma forma excelente de reaproveitamento do lixo gerado pela população e de reduzir o uso de combustíveis fósseis além de reduzir os gases lançados na atmosfêra.

Relacionados