INTRODUÇÃO Á ESTATÍSTICA: IMPORTÂNCIA, GRANDES ÁREAS E FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO

1501 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
ESTATÍSTICA APLICADA AO TURISMO
THAMIRIS DE ASSIS PEREIRA

Resumo de Disciplina: Capítulos I, II & III

Diamantina
2014
INTRODUÇÃO Á ESTATÍSTICA: IMPORTÂNCIA, GRANDES ÁREAS E FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO

Introdução
Toda ciência tem como objetivo primordial, o estabelecimento de relações entre variáveis do seu campo.
Qualquer afirmação que envolva uma causa e uma consequência é uma afirmação que relaciona um antecedente e um consequente. Essas afirmações podem variar, de acordo com o maior ou menor rigor de sua fundamentação.
Definição
A estatística é uma ciência multidisciplinar, que permite a análise estatística de dados coletados por diversas áreas do conhecimento.
Enquanto ciência pode-se dizer que a estatística fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados.
Importância
A importância da estatística para o gestor público pode ser vista através da sua utilização ao nível do Estado, de organizações sociais e profissionais, do cidadão comum e ao nível acadêmico.
O crescente uso da Estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimentos científicos.
No âmbito do turismo a estatística constitui-se em importante ferramenta para identificar necessidades de turistas e em decorrência, preparar oportunidades de futuro.
Grandes Áreas
A estatística se divide basicamente em duas grades áreas: a Estatística Descritiva- que tem como objetivo organizar, sistematizar e apresentar dados coletados das diversas áreas do conhecimento, - e a Estatística Inferencial- com objetivo de fornecer um conjunto de métodos para a tomada de decisões, sobre tudo em situações com elevado número de incertezas e variações. Não existe uma definição precisa quanto as grandes áreas da estatística, mas pode-se encontrar na literatura, a estatística dividida em quatro grandes áreas:

Relacionados

  • Ferramentas da qualidade
    169237 palavras | 677 páginas