Introdução a moendas e sistamas de extração

302 palavras 2 páginas
Moendas
Introdução

Desde os primórdios da humanidade, o homem tem necessita substâncias contidas em materiais diversos, usando de diversas técnicas para tal atividade, desde mineração, sistemas de prensagem, moagem, aquecimento, etc. A prática a seguir descrita demonstra, de maneira resumida o processo de extração do caldo-de-cana, pelo sistema de moagem.

As Moendas

Moagem sempre foi um dos processos mais simples e mais usados para extração de líquidos das mais diversas fontes, de maneira resumida a moagem consiste em espremer um material afim de retirar deste todo ou quase todo liquido presente neste material, no caso em questão a Cana-de-açúcar. Todo o material que não é liquido se torna o bagaço, que também tem um papel fundamental dentro de uma indústria. Essa técnica assim como tantas outras se iniciou de maneira bem rudimentar, evoluindo juntamente com a tecnologia, e o aumento da demanda de produção.
(Antigo terno de moenda, preservado pelo engenho São José no município de São Felix, na Bahia, Imagem retirada do site arquivomunicipaldesaofelix.blogspot.com)

(Vista parcial de uma moenda moderna composta por 6 ternos de moagem: Imagem: Arquivo Pessoal)

Uma Moenda moderna é composta de outras etapas processuais além da moagem propriamente dita, temos a descarga da matéria prima, o preparo para moagem, a embebição dos ternos secundários, a separação dos caldos primário e misto, a peneira rotativa, etc. Poderemos verificar e falar a respeito dessas etapas mais detalhadamente em outra prática.

Conclusão

Além da parte teórica, podemos executar uma pratica de moagem em escala reduzida e sem preparo (desfibramento, etc.), aonde podemos observar o quanto o preparo da matéria prima facilita a extração do caldo, otimizando o tempo de e a eficiência da moagem.

Relacionados