Introdução a importancia do fundo soberano e desenvolvimento sustentaval de Angola

8079 palavras 33 páginas
Introdução

A economia de Angola, após ter registado um crescimento lento, sob o efeito das crises petrolífera e financeira, recuperou fortemente. O crescimento económico deverá atingir 8.2% em 2013, e 7.8% em 2014, impulsionado pela expansão do sector petrolífero e do gás e por um programa de despesas públicas destinado a encorajar a diversificação económica.
O Governo implementou reformas ambiciosas com vista a melhorar a governação, mas o ambiente de negócios permanece difícil devido à falta de instituições e de infra-estruturas suficientes. No entanto, a criação do Fundo Soberano (SWF) ajudará a proteger a economia dos riscos inerentes à volatilidade dos preços do petróleo.
O país tem realizado progressos significativos em diversos indicadores do desenvolvimento humano, incluindo a pobreza, a saúde e a educação, mas ainda regista um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), situando-se no 148 º lugar entre 187 países analisados/avaliados e continua a fornecer apenas uma rede rudimentar de segurança social, sob a forma de subsídios a combustíveis.

Desenvolvimento

Após registar um crescimento lento ao longo de vários anos, em resultado dos persistentes efeitos da crise financeira global, a economia angolana recuperou fortemente. O produto interno bruto (PIB) real cresceu a um ritmo estimado de 7.9% em 2012 (contra 3.9% em 2011) estimulado pelo forte desempenho registado pelos sectores dos transportes, da energia e da construção e obras públicas. As perspectivas para 2013 e 2014 são muito positivas, com a previsão de um crescimento económico de 8.2% e 7.8%, respectivamente. Este crescimento será impulsionado por uma combinação da expansão contínua do sector petrolífero e do gás e um programa de gastos públicos destinado a incentivar a diversificação económica.
A implementação do Stand-By Arrangement (SBA) 2009-12, programa do Fundo Monetário Internacional (FMI), ajudou o país a recuperar a estabilidade macroeconómica, a melhor a

Relacionados