Introdução solub kbr

419 palavras 2 páginas
Introdução

O Brometo de potássio é um composto químico formado de potássio e bromo, de fórmula KBr. Este é um sal sólido, cristalino de cor branca e solúvel em água.

Este estudo teve como objetivo determinar sua curva de solubilidade observando-se no experimento o tempo de cristalização do KBr em água destilada.

Matérias e Métodos

O Método utilizado para se obter esta curva, foi a separação de KBr em cinco tubos de ensaio com uma espátula e posteriormente pesado na balança semi-análitica. Com uma pisseta com água destilada foi medido em um pipeta de 10 ml depois foi adicionado os 10 ml aos cinco tubo de ensaio .

Em um béquer grande adicionou - se água comum e em seguida colocou – se os tubos de ensaio dentro do béquer. O béquer foi colocado sobre a tela de amianto que estava em cima do tripé e com um fósforo ascendeu-se o bico de bunsem que foi colocado em baixo da tela de amianto aquecendo assim o béquer com os tubos de ensaios.

Com um bagueta( se trata de uma única substância então não interferiu no resultado da curva) mexeu -se todas os tubos de ensaio até observar-se que o KBr fora dissolvido na água destilada, neste momento desligou se o bico de bunsem assim fora observado e anotado a temperatura que se iniciou a cristalização do KBr nos cinco tubos de ensaio.

No tubo de ensaio 1 que continha uma massa de 70,68g observou-se a cristalização na temperatura de 24 °C.

No tubo de ensaio 2 que continha uma massa de 75,15 g observou-se a cristalização na temperatura de 31 °C.

No tubo de ensaio 3 que continha uma massa de 80,27 g observou-se a cristalização na temperatura de 81 °C.

No tubo de ensaio 4 que continha uma massa de 85,48g observou-se a cristalização na temperatura de 82 °C.

No tubo de ensaio 5 que continha uma massa de 91,35 g obteve-se a cristalização na temperatura de 84 °C.

Discução

A atividade experimental realizada formou pontos no gráfico de solubilidade do KBr, que diferem do gráfico de

Relacionados

  • 1 Aula 9 Solu O
    1843 palavras | 8 páginas