Introdução organica.ppt

734 palavras 3 páginas
POLUIÇÃO QUIMICA
Os Diversos Poluentes
Existe o caso das Dioxinas, provêem de resíduos que podem causar cancro, má-formação de fetos, doenças neurológicas, entre outros.
As partículas de cansadez (materiais em partículas), são emitidos pelos carros e fábricas industriais que acabam por afectar os pulmões, causando varias doenças como asma, bronquite, alergias respiratórias e por vezes cancro.
O caso do Chumbo, que e um metal pesado proveniente dos carros, pinturas, águas contaminadas, fábricas industriais. Estes afectam seriamente o cérebro, causando o retardo mental e outros graves efeitos na coordenação motora e na capacidade de atenção.
Originado em grandes centrais eléctricas e na incineração de resíduos temos o Mercúrio, que, tal como o Chumbo, afecta o cérebro, causando efeitos igualmente graves.
Temos ainda o caso dos Pesticidas, Benzeno e Isolantes (como o Acarel), que causam distúrbios hormonais, deficiências imunológicas, má-formação de órgãos genitais nos fetos, infertilidade, cancro de testículo e de ovários.
Países mais afectados
O planeta é constituído por muitos e diferentes países. Mas como sabemos, nem todos têm os mesmos recursos, e deste modo nem todos lidam com a situação da poluição de valor idêntico como os países vizinhos.
Os países mais afectados a nível mundial são os seguintes:
*stados Unidos, China, Indonésia, Brasil, Rússia, Índia, Japão, Alemanha, Malásia, Canadá.
Sendo importante referir que o Brasil encontra-se na 16ª posição na tabela de países que mais libertam gás carbónico para gerar energia. Tendo em conta que se podermos contar com gases de efeito de estufa libertados pelas queimadas e pela agro-pecuária, o Brasil é o quarto maior poluidor a nível mundial.
A Poluição Química
A poluição química é gerada pela presença de produtos químicos nocivos ou indesejáveis, os seus efeitos nocivos podem ser de prazos longos, o que levará um certo tempo para que seja sentido.
Os poluentes químicos são divididos em

Relacionados