Introdução ao laoratório de quimica

1624 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO AO LABORATÓRIO DE QUÍMICA

1- INTRODUÇÃO TEÓRICA

A aula prática de laboratório de número1 visa introduzir o aluno no ambiente de um laboratório e como o estudante ali deverá se portar, pois durante o Ensino Médio poucos estudantes tiveram a oportunidade de ter aulas práticas em laboratório.
O laboratório de química é uma sala, ou espaço físico com parâmetros ambientais controlados, equipado com diversos instrumentos que têm a finalidade de auxiliar nas práticas a serem executadas, como pesagem de amostras, ou análises dos objetos de estudo. Nele se realizam os procedimentos experimentais, cálculos, análises químicas, físicas ou biológicas, medições, e demais funções que exijam controle e precisão alcançáveis apenas em ambiente planejado para tal. Embora não seja o único ambiente a prover informações ou material para análise - sendo a pesquisa em campo geralmente requisito da maioria das cadeiras científicas - é tradicionalmente neste ambiente que tais materiais ou informações são estudados.
Nos laboratórios de química, normalmente, há pelo menos uma capela de laboratório onde produtos químicos tóxicos e perigosos podem ser manipulados sem risco. Isto reduz, e ao menos em intenção elimina o risco de inalação dos gases tóxicos produzidos pela reação dos produtos químicos.
Este ambiente deverá ter uma ou várias pias para lavarem-se as mãos. Extintores são instalados, para ajudar a apagar eventuais acidentes com risco de incêndio. Dependendo dos riscos há igualmente um dispositivo específico para lavarem-se os olhos e também um chuveiro no caso dos produtos químicos vazarem sobre as roupas, a pele ou os olhos.
Anexados ao laboratório há habitualmente um ou vários locais onde os produtos químicos, secos e úmidos, ácidos e básicos, ou os necessários, são armazenados em separado; onde se preparam todos os reagentes como ácidos, bases, soluções tampão, solução e onde se distribui a vidraria, o pequeno material e os equipamentos de proteção pessoal. Num

Relacionados

  • Biossegurança
    51229 palavras | 205 páginas
  • Biossegurança
    51231 palavras | 205 páginas