INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO

476 palavras 2 páginas
Objetivos de Aprendizagem
Ao final desta unidade, você será capaz de:

• Reconhecer o empreendedorismo como ciência e sua importância;
• Compreender o conceito de empreendedorismo;
• Compreender os mitos e diferenças entre empreendedor natu e formação de empreendedor.

1. ELABORE uma estória fictícia onde se constate a presença de um mito, conforme o discutido em sala e apresentado no Guia de Estudos. Sem muito dinheiro é impossível começar um negócio. Fernando e João decidem abrirem uma empresa, porém Fernando tem 90 mil para investir em sua nova aquisição na área de transportes e João 10 mil na área industrial. Em uma conversa Fernando relata a João que seu negocio não dará certo, porque para um negocio dar certo precisa de um investimento muito grande e isso leva João a desistir de seu grande sonho.
Moral da História: uma grande quantidade de dinheiro não garante que um negócio terá sucesso, uma boa comunicação e boa oportunidade o empreendedor pode receber investimento externo, através de aquisições ou empréstimos.

2. Considerando o discutido em sala e apontado no material de estudo da primeira aula (disponibilizado no AVA), EXPLIQUE o que se quer afirmar com a frase “nem todo empresário é empreendedor e nem todo empreendedor é empresário”.

Empresário= Ele atua em uma empresa administrando-a de maneira que ela está montada, de forma conservadora e sem grandes esforços para que a empresa não sofra risco, mesmo não acreditando em mudanças maiores possam acontecer. Tendo uma atuação equilibradora nos momento de mudanças.
Empreendedor= Tem boas idéias durante toda a existência da empresa, tem iniciativa para correr atrás de renovações conseguindo assim atingir os prazos pré-estabelecidos, atua procurando oportunidade em lugares mais improváveis, negociando e montando projetos e quando eles não dão certos continua motivado a correr atrás de outras oportunidades.

3. De acordo com as discussões em sala e no Guia

Relacionados