Introdução Anatomia Básica Humnana

1985 palavras 8 páginas
Introdução ao estudo da Anatomia
1.0 – Considerações gerais:
No seu conceito mais amplo, a Anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. Especificamente, a Anatomia (Ana = em partes; tomein = cortar) é o método que possibilita o estudo. Pode ser histológica ou macroscópica.
Níveis de organização estrutural:
Célula -> tecido -> órgão -> sistema -> aparelho -> organismo
Os sistemas que em conjunto compõem o organismo do indivíduo são os seguintes: a) sistema tegumentar; b) sistema esquelético; c) sistema muscular; d) sistema circulatório; e) sistema respiratório; f) sistema sensorial; g) sistema endócrino; h) sistema urinário; i) sistema genital – feminino e masculino; j) sistema digestivo; l) sistema nervoso.
Alguns sistemas podem ser agrupados formando os aparelhos:
a) Aparelho locomotor: constituído pelo sistema muscular e esquelético;
b) Aparelho urogenital: constituído pelo aparelho urinário e genial (masculino ou feminino)

2.0 – Conceito de Variação Anatômica e Normal
A simples observação de um grupamento humano evidencia, de imediato, diferenças morfológicas entre os elementos que compõem o grupo. Essas diferenças morfológicas são denominadas variações anatômicas e podem apresentar-se externamente ou em qualquer dos sistemas do organismo, sem que isto traga prejuízo funcional para o indivíduo. A variação anatômica pode ser interna (forma do estômago de dois indivíduos; as veias superficiais nos braços de um mesmo indivíduo) ou externa ( uma pessoa obesa diante de uma pessoa magra; diferença de altura).
As descrições anatômicas obedecem, necessariamente, a um padrão que não inclui a possibilidade das varações. Este padrão corresponde ao que ocorre na maioria dos casos, ao que é mais frequente; para o anatomista o padrão é o normal, numa conceituação, portanto, puramente estatística. Para o médico, normal tem outro sentido: é tudo o que é sadio

Relacionados