Introducao a filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
metafisica

Guilherme de Ockham foi um dos primeiros a criticar a carga conceitual da metafisica medieval. ele entende que a "raiz de todos os erros" esta na multiplicidade dos entes com base namultiplicidade dos termos. a isso ele denominou via antiqua. Para escapar da complexidade da metafisica não podemos abandonar a via antiqua, mas devemos ir às raizes desta, de onde provem toda acomplexidade. Essa nova meta proposta por ockham ficou conhecida como via moderna, destarte ockham, foi "o pioneiro de um referencial conceitual radicalmente novo.
O objetivo de ockham não era apenas seesquivar de questões metafisicas idesejaveis, mas era sobretudo, buscava simplificar  a variedade conceitual disponivel na via antiqua para desenbaraçar os compromissos metafisicos. Assim, Ockhamtrabalhou com um novo programa de reinterpretação radical das relações semanticas fundasmentais. Respondendo ao problema dos universais Ockham afirma não haver " naturezas comuns ou essências no interior" damente ou do mundo. Não há "consideração absoluta" do ser como queria os platonicos, ou seja,  o universal é "sermo", tudo é individual. ademais ockham reduz o numero de entes para apenas dois: substancia e qualidade. Os universais, na linguagem mental de Ockham são naturais no significado. Deve- entender que para Ockham o status communis não denota realidade substancial ou essência comum. Eleindica apenas um modo de ser, condição naturalcomum a todos os individuos da mesma especie.
Portanto, o homem como essência não existe, mas um ser-homem é condição real e concreta que é comum a todosos homens concretos.
referencia
MCGRADE, A.S (org)naturezas: O problema dos universais In____ Filosofia Medieval. aparecida: ideias e letras, 2008. pp 246-247
REALE, Giovanni. O problema dosuniversais.In____História da Filosofia. 9 ed. São Paulo: Paulus 1990. pp 523-524

Guilherme de Ockham (1285 - 1349)
            Para Ockham a fé não pode fazer conhecer de maneira clara e inequívoca as...
tracking img