Introducao a economia - draft

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 118 (29271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
o

1. NOÇÕES DA ECONOMIA


PALAVRAS CHAVE

Necessidades = Sensações desagradáveis a atenuar com o consumo de bens e serviços;

Recursos = Capacidades latentes que combinadas podem produzir bens e serviços;

Produção = Actividade humana de labor para tranformar recursos em bens;

Sistemas Económicos = Forma como a sociedade se organiza para realizar diversas actividades para o bemindividual e comum.


1. A Fronteira das Possibilidades de Produção como aproximação ao problema da escassez.

A vida humana processa-se em quatro dimensões que podem ser sumarizados em duas acepções: O espaço e o tempo. No espaço estão contidas as três dimensões já conhecidas que são - O comprimento, a largura e a altura. Toda a vida materializa-se nessas dimensões. O cultivo do campo, olazer, a formação académica, comercio informal (vulgo dumba nengue) entre outras as actividades são fenómenos que ocorrem dentro dessas quatro dimensões.

As técnicas modernas como por exemplo o transporte, tentam ampliar o espaço e encurtar o tempo. Actualmente podemos percorrer grandes distâncias em pouco tempo usando as viaturas modernas com motor turbo, ou viajando confortavelmente nosaviões supersónicos ou então foguetões com objectivo de ganhar tempo e fazer longas distâncias. Todos estes esforços são louváveis, mas que não resolvem o problema porque o espaço e o tempo são finitos, isto é, acabam.

Quer a sociedade quer as pessoas utilizam o espaço e o tempo de que dispõem para realizar as suas actividades e neste processo resulta uma dinâmica que pode ser social ou individual.A razão da utilização do espaço e tempo é a existência de sensações desagradáveis na vida das pessoas que urge atenuá-las ou suprimi-las. Essas sensações são designadas de necessidades humanas.
Estas, as necessidades ao serem satisfeitas, atenuam ou suprimem as sensações desagradáveis.

Segundo Maslow as necessidades humanas podem ser classificadas em:

a) Fisiológicas – referentes àfome, sede, sono;
b) Segurança – conforto e estabilidade de uma família um lar;
c) Sociais- afeição de um amigo, convívio e associativismo, e ser elemento participativo ou activo em eventos sociais;
d) Estima – Desejo de ser reconhecido pelo grupo, e;
e) Autorealização – isto é ser mais do actualmente é ( possibilidade de ser mais do que pode ser).


A hierarquia das necessidadespode ser representada na base da pirâmide de Maslow onde o topo representa a mais alta aspiração nas necessidades humanas:

























O homem procura suprimir ou atenuar as sensações desagradáveis, buscando formas de satisfazer as suas necessidades. Para obter um grau maior de satisfação ele usa recursos que estão à sua disposição. Estes recursos existem eestão no espaço e no tempo que é finito. Sendo assim os recursos serão escassos, isso implica que a produção de bens é limitada aos recursos existentes conforme a gravura em baixo.















Os recursos que em alguma literatura são designados de factores de produção são bens ou serviços que são utilizados para produzir outros bens e serviços a um determinado nível detecnologia.


Podemos distinguir os bens dos serviços na satisfação das necessidades humanas:

Bens são tudo aquilo que serve para satisfazer as necessidades humanas e se revestem de forma material.

Os bens podem ser:

Livres, isto é que se encontram dispon’iveis na natureza e que não necessitam de esforço humano para o seu consumo. Por exemplo: ar, terra, água do mar, luz solar, paisagem echuva;

Económicos quando para a sua utilização carecem de intervenção e transformação humana por exemplo: equipamentos, roupa e tinta etc. O bens econ’omicos pode ser de:

Consumo se se destima à satisfação directa das necessidades do homem por exemplo o queijo, fiambre, hamburger e ou pasteis de feijão nhemba vulgo bagias;
Capital quando são destinados à produção de outro bens isto é...
tracking img