Introducao a ead

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os registros históricos relacionados com Educação à Distância, alguns autores afirmam remonta os tempos da escrita, ou seja, o que só poderia ser transmitido oralmente dispensa a partir dela apresença do narrador. Outros autores preferem dizer, que o ensino à distância se tornou possível com a invenção da imprensa, vez que essa permitiu maior acesso às informações e facilitou a divulgação deidéias, democratizando o conhecimento e potencializando reformas e revoluções.

1309532452923-imprensa-2.jpg

1. Primeira Geração

1309532554413-correio.jpg

O processo de Educação à distância noBrasil inicia-se com a realização de cursos técnicos por correspondência, com a utilização de material de estudo e de avaliação impresso, meio de transporte, postagem e recebimento do material peloscursistas no correio.



2. Segunda Geração

1309532618414-televis_o.jpg1309532634575-r_dio.jpg1309532653113-telefone.jpg



No segundo momento, foram desenvolvidas novas mídias, tais como:televisão, o rádio e o telefone. As novas tecnologias favoreceram a difusão das informações e enriqueceram o processo de aprendizagem permitindo a efetivação da comunicação sincrônica, cuja, ocorrequando duas ou mais pessoas estão em contato, em diferentes espaços em tempo real.



3. Terceira Geração

o-mundo-nao-vive-mais-sem-computador.jpg

No terceiro momento com o avanço dastelecomunicações, a modalidade EAD contou com um novo recurso tecnológico: computador ligado em rede através da internet configurando um novo espaço virtual de interação.

Todo esse aparato oriundo dosavanços ora disponibilizado objetiva possibilitar ao aluno a auto-aprendizagem vez que a mesma está associada à idéia de que as pessoas são as protagonistas de sua aprendizagem e construtoras de novosconhecimentos no seu processo de formação.

Vale destacar, as afirmações de Maia e Mattar (2007) sobre a Educação à Distância “[...] um aprendiz autônomo é independente, mais responsável pelo...
tracking img