Introducao-jane jacobs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO AGO/2011

JACOBS, Jane. Morte e Vida de Grandes Cidades. 2ª edição - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

INTRODUÇÃO:

A autora critica o distanciamentoda teoria urbanística da realidade. Defende que muitos conceitos pregados cegamente por urbanistas, arquitetos, políticos e demais profissionais relacionados à cidade são, na verdade, falácias queganham mais e mais força com o passar do tempo.

Ela cita North End, em Boston, como exemplo de como uma área fora dos padrões de "bom" urbanismo é desprezada pelo poder político, econômico e pelaprópria sociedade distanciada.

Faz-se um paralelo com a técnica médica de sangria, tida por muito tempo como recurso para "purgar humores nocivos, os quais, achava-se, provocavam a doença".Apresenta a organização do livro:
1. Observação da cidade: "as cenas e os acontecimentos mais comuns, tentar entender o que significam e ver se surgem explicações entre eles." Ênfase no comportamentosocial da população urbana.
2. Observação da necessidade que as cidades tem de uma diversidade de usos mais complexa e densa, que propicie entre eles uma sustentação mútua e constante, tanto econômicaquanto social. Ênfase no desempenho econômico das cidades (mais importante).
3. Análise de alguns aspectos da decadência e da revitalização, à luz de como as cidades são usadas e como elas e suapopulação se comportam, na vida real. Sugestão de mudanças nas práticas de habitação, trânsito, projeto, planejamento e administração. Discussão "o tipo de problema que as cidades apresentam -- um problemade manejar a complexidade ordenada."

Fala sobre:
Ebenezer Howard: urbanista por hobby, conceito de Cidade-Jardim (destruição da cidade, retorno à vida rural).
Sir Patrick Geddes: Planejamentoregional com Cidades-Jardim
Lewis Mumford, Clarence Stein, Henry Wright e Catherine Bauer: descentralizadores (desprezo à cidade antiga, "a cidade grande era a Megalópole, a Tiranópole, a...
tracking img