Introducao economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO À ECONOMIA

Prof. Juliana Delgado Martins


ECONOMIA

• Expressão grega oikonomia (de óikos, casa; nómos, lei), que significa a administração de uma casa, ou Estado.

DEFINIÇÃO DE ECONOMIA

A economia estuda a forma pela qual os indivíduos e a sociedade fazem suas escolhas e tomam decisões, para que os recursos disponíveis, sempre escassos, possam contribuir da melhormaneira para satisfazer as necessidades individuais e coletivas da sociedade.

A economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade.

• De forma intuitiva, pode-se dizer que a economia se preocupa com a maneira como os indivíduos “economizam” seus recursos, isto é, comoempregam sua renda de forma cuidadosa e sábia de modo a obter o maior aproveitamento possível. Do ponto de vista da sociedade, em seu conjunto, a economia trata de como os indivíduos alcançam o nível de bem-estar material mais alto possível a partir dos recursos disponíveis.

A economia somente se preocupa com as necessidades que são satisfeita por bens econômicos, ou seja, por elementosnaturais escassos ou por produtos elaborados pelo homem.

NECESSIDADES HUMANAS

• Em nossa casa, através, da mídia, estamos constantemente recebendo informações e apelos para consumirmos determinados produtos.

Fora de casa, a mídia também nos atinge com esse apelo ao consumo através de outdoors, cartazes, carros de som, vitrines, luminosos, etc.

Toda essa divulgação, veiculada através dediferentes meios de comunicação, baseia-se no estudo do mecanismo das necessidades humanas.

Como funciona esse mecanismo? Vejamos:

• Esse mecanismo é muito mais complexo do que parece. Na realidade, o que acontece em nossa sociedade, é que o ser humano, normalmente, não se satisfaz com o que consegue, estando sempre em busca de novas conquistas, realizações e experiências.

•Chegamos então à conclusão de que as necessidades humanas são ilimitadas.

 

MOTIVAÇÃO

A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover.

Em seu sentido original, a palavra indica o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por algum tipo de motivo ou razão.

Motivo, motor e emoção são outras palavras que têm a mesma raiz. Ocomportamento humano sempre é motivado. Sempre há um motor funcionando, que movimenta o comportamento humano.

MOTIVOS INTERNOS E EXTERNOS

Motivos Internos são as necessidades, aptidões, interesse, valores e habilidades das pessoas. Os motivos internos fazem cada pessoa ser capaz de realizar certas tarefas e não outras; sentir-se atraída por certas coisas e evitar outras; valorizar certoscomportamentos e menosprezar outros. São os impulsos interiores, de natureza fisiológica e psicológica, afetados por fatores sociológicos, como os grupos ou a comunidade de que a pessoa faz parte.

Motivos Externos são estímulos ou incentivos que o ambiente oferece ou objetivos que a pessoa persegue. Os motivos externos satisfazem necessidades, despertam sentimentos de interesse ou representamrecompensas desejadas. São motivos externos o trabalho que a pessoa faz, o ambiente no qual o trabalho é feito, as recompensas, os padrões estabelecidos pelo grupo de colegas e os valores do meio social, além de outros.

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES

• Abraham Maslow (1908-1970) – Terceira força - Humanismo. Um psicólogo americano, conhecido pela proposta hierarquia de necessidades de Maslow.(comportamento motivacional ).

A noção de que as necessidades humanas estão organizadas numa espécie de ordem ou hierarquia desempenha um papel importante no estudo da motivação.

Uma necessidade em qualquer ponto da hierarquia precisa ser atendida antes que a necessidade de nível seguinte se manifeste. Se uma necessidade não for satisfeita, a pessoa ficará estacionada nesse nível de...
tracking img