Introducao_a_Celula.pdf

5003 palavras 21 páginas
TEMA: Introdução à Célula.

OBJETIVO:
* Adquirir um conhecimento geral acerca da estrutura, função e evolução dos tipos básicos de célula. DESENVOLVIMENTO DO TEMA:
Existe uma grande diversidade de seres vivos habitando nosso Planeta. Em virtude disto, estudar Biologia torna-se cada dia mais interessante e necessário.
Muitas são as técnicas utilizadas para estudar os seres vivos, acrescentando, no decorrer do tempo, novos conhecimentos e a possibilidade de reformular conceitos anteriormente estabelecidos. A Biologia (do gr. bios, ‘vida’; logos, ‘discurso’, ‘tratado’) é uma ciência que estuda os seres vivos em todos os seus aspectos de abrangência: anatômicos, funcionais, genéticos, comportamentais, evolutivos, geográficos ou taxionômicos (Figura 1).

A

B

Figura 1: A Biologia e sua diversidade. (A) Manguezais do Litoral Alagoano. (B) Callithrix jacchus. Fotos gentilmente cedidas por Iremar Bayma.

Para permitir o melhor estudo da Biologia, surgem as áreas de especialização desta importante ciência. Nesse contexto, apresenta-se a Citologia (do gr. kytos, ‘célula’; logos,
‘tratado’, ‘estudo’) como ramo da Biologia que estuda a célula em seus aspectos estrutural e funcional, bem como a sua importância na complexidade dos seres organizados.

Desde o advento do termo célula, na segunda metade do século XVII, muitos estudos e observações têm sido realizados. Após a elucidação da estrutura do DNA (ácido desoxirribonucleico) por Watson e Crick, em 1953, pesquisadores têm concentrado esforços na tentativa de desvendar o potencial dessa importante molécula, o que tem permitido, em última análise, um grande avanço no estudo da célula. Apesar da extraordinária diversidade dos seres vivos, já é possível verificar que eles apresentam, do ponto de vista citológico, uma grande constância nos mecanismos fundamentais.
Portanto, o estudo da Biologia Celular e Molecular é de extrema relevância, uma vez que o entendimento do funcionamento da

Relacionados