Introdu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
LISTA DE EXERCÍCIOS

Unidade 1 – Conceitos Fundamentais de Economia
a) Explique o motivo dos problemas econômicos fundamentais originar-se na questão da escassez.
Tomando-se por base as sociedades dos dias atuais, que são, em sua maioria, altamente consumistas, podemos dizer que a elevada demanda destas sociedades por bens e serviços não é atendida devido à limitaçãode recursos, por isso, a Economia tem sido entendida como o estudo de como estas sociedades administram seus recursos.

b) Explique o funcionamento de uma economia de mercado e de uma economia centralizada.
Nas economias centralizadas, são os planejadores que estabelecem quanto vai ser produzido e o que vai ser consumido. Dessa forma, apenas o governo, através do órgão de planejamento, podeorganizar a atividade econômica de maneira a oferecer e atender a todas as demandas eventualmente estabelecidas pela população. Já nas economias de mercado essa função de estabelecer o quanto e como produzir é atribuição do mercado, ou seja, as decisões do planejador central são substituídas pelas decisões de milhares de pessoas e empresas. Diante disso, o mercado é considerado, na maioria das vezes,a melhor forma para destinar os recursos escassos. Porém, às vezes, ele falha nesse processo de destinar de maneira eficiente os recursos e fazer a distribuição equitativa de seu produto e, quando isso acontece, o governo precisa intervir na economia.

c) Conceitue: bens livres; bens econômicos; bens materiais e bens imateriais.
Bens livres: aqueles cuja a quantidade é ilimitada e podem serobtidos sem nenhum esforço na natureza, como por exemplo o ar, o mar, a luz solar. Esses bens não possuem preços. Bens econômicos: são relativamente escassos, têm valor no mercado, e supõem a ocorrência de esforço humano para obtê-lo, como por exemplo um carro. Bens materiais: é um grupo dos bens econômicos e como o próprio nome já diz são todos aqueles de natureza material, que podem ser estocados esão tangíveis, tais como roupas, alimentos, livros, televisão etc. Bens imateriais ou serviços: é outro grupo dos bens econômicos e consideramos nele tudo que é intangível. Por exemplo o serviço de um médico, a consultoria de um economista ou serviço de um advogado, que acabam no mesmo momento de produção e não podem ser estocados.

d) Conceitue: bens de consumo; bens de capital; bens finais ebens intermediários.
Bens de consumo: são bens materiais e são aqueles usados diretamente para a satisfação das necessidades humanas. Que podem ser de consumo durável, tais como carros, móveis e eletrodomésticos. E de consumo não durável, como por exemplo a gasolina, os alimentos e, etc. Bens de capital: são todos os bens utilizados no processo produtivo, ou seja, aqueles bens que permitemproduzir outros bens. Por exemplo:equipamentos, computadores, edifícios, instalações etc. Bens finais: são bens acabados, pois já passaram por todas as etapas de transformação possíveis. Bens intermediários: consistem nos bens que ainda estão inacabados, que precisam ser transformados para atingir a sua finalidade principal. Por exemplo: aço, vidro e borracha usados na produção de carros.

e) Expliquepor que há bens públicos e bens privados.

Os bens públicos existem porque não são exclusivos e devem ser garantidos pelo poder público a todo cidadão, são bens indisputáveis e essenciais à população tais como a segurança pública e a justiça. Já os bens privados são aqueles bens exclusivos, ou seja, existem porque são produzidos pelo setor privado e não estão à disposição de todos, sendo assimdisputáveis.

f) Qual é o problema econômico que você acha que deveria ser discutido mais profundamente no seu curso? Por que?
A distribuição de renda, pois apesar de nos últimos anos tenha havido uma melhora através dos programas sociais iniciados no primeiro mandato do governo Lula, ainda vivemos num país muito injusto em relação a esse problema econômico, são milhares de pessoas muito...
tracking img