INTRODU O O VALOR DAS HISTORIAS E CONTOS NA EDUCA O INFANTIL

381 palavras 2 páginas
1. INTRODUÇÃO
A literatura infantil, através dos contos de fadas, é importante para o desenvolvimento da criatividade da criança, pois, sem duvidas, esse assunto agita com a imaginação, sabe-se que o conto é o método mais antigo de narração, sem poder saber a origem exata, mas sempre foi contada pelos povos antigos e são repassados por gerações.
Por meio dos contos as crianças podem aprender a lidar com seus sentimentos e emoções, fazendo com que acreditem que o mal não compensa. Apesar de eles possuírem significados variados dependendo da faixa etária da criança, eles incorporam, inconscientemente, a mensagem que o conto quer passar.
Os contos de fadas são de grande valor para a formação da personalidade da criança, porque através deles elas conseguem assimilar e compclara, o que é vivido no dia a dia, fazendo comparações aos personagens, vendo que é possível vencer os problemas assim como os heróis que sempre vencem no final do conto, podendo criar valores que são abordados nas historias e que terminam com a frase “E foram felizes para sempre”.
O objetivo do conto de fadas é transmitir valores de condutas humanas que contribuem para um bom convívio social, ajudando a compreender a diferença entre o certo e o errado, por meio de uma linguagem simples e atrativa procurando formar personalidade ética para as crianças que leem e ouvem as mesmas, na qual sente prazer, alegria e podem relacionar com fatos da própria realidade. Betthelheim (1980) em seu livro A Psicanalise dos Contos de Fadas, explica que, enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos níveis diferentes, e enriquece a existência da criança em tantos modos que nenhum livro pode fazer.
As histórias de faz de conta são muito simples e presente desde cedo na vida da criança. Isso é fundamental para o desenvolvimento dela, usando o faz de conta, a criança brinca, usa sua imaginação, podendo recriar

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Norbert Elias Processo Civilizador
    157940 palavras | 632 páginas
  • Hist Ria Da Filosofia Volume 3 Giovanni Reale Dario Antiseri
    189259 palavras | 758 páginas