INTRODU O TRABALHO VYGOSTKY

3745 palavras 15 páginas
1.INTRODUÇÃO

O desenvolvimento humano, o aprendizado e a interação com o meio está relacionado ao desenvolvimento dos processos psicológicos ao decorre da história individual da espécie humana e na história individual.
Nesta concepção Vygotsky relata que o desenvolvimento dos processos psicológicos está em um nível superior, como a atenção, memória, cognição, a linguagem e o pensamento esses aspectos esses fenômenos são constituídos pela interação dialética do ser humano com todos os significados dos símbolos ou instrumentos são desenvolvido de acordo com o meio em qual o indivíduo está inserido.

Na visão de Vygotsky, nós, seres humanos, nascemos inseridos em uma cultura, com crenças, religiões e características específicas e, por isso, ela é uma das principais influência desenvolvimento e que isto se dá através do contato com os outros, onde aprendemos a nos interagir e conviver socialmente, dependemos uns dos outros para que esse processo de interação para que o processo de aprendizagem se desenvolva normalmente.
Vygotsky buscou elabora uma abordagem que fizesse uma síntese com o homem sendo um ser biológico, histórico e social, sendo assim ele se preocupou em sua abordagem em especificar o homem sendo um ser sócio histórico e que seus processo psicológicos fazem parte da interação do homem com o outro no espaço social.
Sua abordagem sócio interacionista buscava caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como as características humanas se formam ao longo da história do indivíduo (Vygotsky, 1996.
De acordo com o estudo e pesquisa realizada podemos nos certificar que conforme a criança vai desenvolvendo atividades mais complexas cada vez mais vai aparecendo a fala egocêntrica, e que essa processo ocorre através da verbalização de acordo com cada etapa que o jogo vai sendo aplicado. Esse processo ocorre através da fala egocêntrica onde a criança vai buscando a solução da atividade proposta, a partir de então começa a

Relacionados

  • Deficit de aprendizagem
    5041 palavras | 21 páginas
  • Ensino de Sociologia: currículo, metodologia e formação de professores
    56603 palavras | 227 páginas
  • Simp Sio BECN 2014
    129822 palavras | 520 páginas