Introdu O Relatorio Homeostase

295 palavras 2 páginas
I - INTRODUÇÃO

Uma das principais características dos organismos vivos é a capacidade de alteração de seu estado orgânico como forma de reação fisiológica a mudanças do meio ambiente. Homeostase é um processo de auto-regulação por meio do qual sistemas biológicos tendem a manter sua estabilidade para se ajustarem a condições ótimas de sobrevivência. Todos os processos de integração e coordenação de funções, mediados por circuitos mecânicos ou por sistemas hormonais e nervosos, são exemplos de regulação homeostática. A estabilidade alcançada é, na verdade, um equilíbrio dinâmico em que ocorrem mudanças contínuas, embora prevaleçam condições relativamente uniformes. Qualquer sistema em equilíbrio dinâmico tende para uma situação estável, um equilíbrio que resista a forças externas de mudança. Quando um sistema desses é perturbado, mecanismos reguladores respondem aos desvios para estabelecer um novo equilíbrio.
Um dos segredos de sobrevivência num mundo em constante mudança consiste em diminuir ao máximo o impacto das alterações externas de tal forma que não ocorram lesões irreversíveis. Isso implica a manutenção relativa do equilíbrio das funções vitais, metabólicas e fisiológicas, com a finalidade de permitir o bom funcionamento do organismo. Entre os mecanismos homeostáticos mais importantes de recuperação do equilíbrio temporariamente perdido está a termorregulação, graças à qual a temperatura corporal de alguns animais superiores, como as aves e os mamíferos, varia entre limites estreitos.
Outro mecanismo homeostático comum é o aumento da produção de suor, que, ao evaporar, provoca a diminuição de temperatura. Também apresenta função homeostática a regulação da pressão sanguínea, dos líquidos corporais e do ritmo respiratório. No processo intervêm os hormônios, que desencadeiam uma série de respostas em diferentes órgãos do corpo quando são lançados na circulação, em resposta a determinados estímulos.

Referências:
Biomania, Homeostase. Disponível em:

Relacionados

  • Trabalhos
    14050 palavras | 57 páginas
  • FOUCAULT Michel
    121312 palavras | 486 páginas
  • Simp Sio BECN 2014
    129822 palavras | 520 páginas
  • Dicion Rio De Psican Lise
    592336 palavras | 2370 páginas