INTRODU O DESENVOLVIMENTO CONCLUS O E BIBLIOGRAFIA CME

971 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO A CME é uma unidade de apoio técnico dentro do estabelecimento de saúde destinada a receber material considerado sujo e contaminado, descontaminá-los, prepará-los e esterilizá-los, bem como, preparar e esterilizar as roupas limpas oriundas da lavanderia e armazenar esses artigos para futura distribuição.
O trabalho imposto nas Centrais de materiais Esterilizados (CME) requer funcionários qualificados e a sobrecarga de trabalho no desenvolvimento do processo produtivo é intensa dada a importância que este setor tem para qualquer unidade de saúde no que se refere à biossegurança.

ESTRUTURA FÍSICA

A dimensão da área física do CME deve atender a demanda diária de material, que está baseada no nº de leitos, o nº de salas cirúrgicas e a média de cirurgias, uso de material descartável, forma de estocagem e distribuição do material, seu grau de centralização e automação dos processos.

A área física do CME deve permitir um fluxo contínuo e unidirecional do artigo, evitando o cruzamento de artigos sujos com os limpos e esterilizados e deve evitar também o cruzamento do pessoal da área contaminada com o da área limpa.

O piso deve ser de material resistente antiderrapante claro de fácil limpeza. Área de preparo, esterilização: janelas teladas, sistema de ar condicionado central e sistema de exaustão. Paredes: pintura lavável, nas que contém pias, azulejo ou granito aproximadamente 60 cm. Nas paredes entre expurgo e preparo e esterilização ter altura de 1.0o m de alvenaria e o restante vidro. Iluminação artificial fluorescente, reservatório de água fria devera ter autonomia mínima de 2 dias. Filtros de autoclave a vapor mais indicados são com capacidade de filtragem de 98% de partículas com o tamanho de 0,1 mícron.
ESTRUTURA FÍSICA E FLUXO

A CME recebe matérias de vários setores da unidade hospitalar.
Matérias que são recebidos do almoxarifado, quando descartáveis devem ser armazenados em área própria, pois os mesmo são

Relacionados

  • 28 Vittorio Leandro Oliveira Lo Bianco Preliminar
    45677 palavras | 183 páginas
  • Apostila PQO Completa
    199788 palavras | 800 páginas