Introdu O Ao Missal Romano Respostas Parte II

1391 palavras 6 páginas
Introdução ao Missal Romano Parte II
6- Quais as funções do Diácono?
Ele acompanha o sacerdote, é encarregado do cálice e do livro no altar e caso não houver ministro, ele pode exercer a função dos mesmos.Ajuda também na distribuição de comunhão e também pode purificar os objetos sagrados na credência.

7-Quais as funções dos Acólitos na Missa?
Na procissão ele leva a Cruz, durante a celebração ele deve se aproximar do sacerdote para ajudar no que for preciso, também pode distribuir comunhão e ajudar na purificação dos paramentos sagrados.

8-Quais as funções do Leitor na Missa?
Quando não houver Diácono ele pode levar o Evangeliário até o altar da frente do sacerdote, quando houver diácono ele caminha com os demais ministros, e faz reverência em frente ao altar e se coloca no presbitério junto com os ministros. Profere no ambão as leituras, também pode proferir as antífonas propostas no missal, caso não houver canto de comunhão.

9- A concelebração manifesta em primeiro lugar o que?
Manifesta a unidade do sacerdócio e do sacrifício e a unidade de todo povo de Deus.

10-Quais atividades os concelebrantes podem exerce do “Rito Iniciais a
Liturgia Eucarística”?
Se vestem normalmente com os paramentos que eles usam ao celebrarem a Missa, quando houver um motivo justo, eles podem dispensar a casula e usar apenas estola sobre a alva. Na procissão ele seguem á frente do celebrante principal, beijam o altar e encaminham -se para suas cadeiras. Na liturgia da Palavra ocupam seus lugares e sentando-se e levantando-se com o celebrante principal, a homilia pode ser feita pelo celebrante principal ou por um dos concelebrantes. Na Liturgia Eucarística o celebrante principal realiza o rito do ofertório, e os concelebrantes permanecem em seus lugares. Após os ritos do ofertório os concelebrantes aproximam-se e colocam-se em torno do altar, mas de tal forma que não dificultem a realização dos ritos e a visão das cerimonias sagradas, nem impeçam acesso do diácono ao altar para

Relacionados

  • Portugues a caracterização dos gêneros
    10084 palavras | 41 páginas
  • A Civiliza O Do Renascimento Jean Delumeau
    94755 palavras | 380 páginas
  • Livro São José Maria Escrivá
    327600 palavras | 1311 páginas
  • aristóteles
    162360 palavras | 650 páginas