introduçao a politica externa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho visa explicar alguns conceitos básicos da Política Externa Brasileira , e seus princípios constitucionais.

No mundo atual cada vez mais globalizado e independente em que vivemos é cada vez mais necessária uma clara definição sobre o que é Política Externa ,seus objetivos e atuação.
Neste trabalho haverá destaque para a área da América do Sul e a PolíticaExterna Brasileira.

1.1 As relações Internacionais

A ciência das relacoes internacionais passou a ter sua importância reconhecida no final do seculo 21,tendo Hans Mongerthau como um de seus fundadores.O desenvolvimento das relacoes internacionais se dá por dois movimentos importantes :O realismo e o idealismo que tem como questões substantivas a essência da realidade internacional.No final dadécada de 1960,diversos desafio se impuseram ao realismo como teoria dominante das relacoes internacionais
O motivo para tanto foi que os realistas dao importância ao sistema internacional e consideram que a sociedade internacional é anárquica e por essa razão o poder passa a ser central e que para o estado fazer valer seus interesses deve apoiar-se em seus próprios recursos :políticos,militares ,econômicos e estratégicos ,por outro lado os idelistas buscam introduzir projetos inspirados em regras e ética que serviram como um padrão para as relacoes internacionais.

1.2 O Direito Internacional

O Direito Internacional define as responsabilidades legais dos Estados em sua conduta uns com os outros , e o tratamento dos indivíduos dentro das fronteiras do Estado.Seu domínio abrange umaampla gama de questões de interesse internacional como os direitos humanos ,desarmamento ,a criminalidade internacional, refugiados ,a migracao ,uso de força e conduta de guerra e o comércio mundial.

Tratados internacionais e outros instrumentos legais também sao desenvolvidos por agencias especializadas das Nações Unidas como o Direito Comercial Internacional.

A cada ano a ONU realiza umEvento dos Tratados,como forma de encorajar Estados-Membros a assinar ou apoiá-lós e também empreender acoes necessarias a seu cumprimento, acabando por influenciar na Política Externa dos países.


1.3 A Politica externa

Todo país ,seja por motivos diplomáticos, econômicos ,culturais e sociais ,necessita se relacionar com outros países e com instituições estrangeiras.Para que as acoes dopaís tenham exito é necessário um conjunto de regras e posturas ,que são elaboradas pelo Estado ,sendo esse conjunto a política externa de um país,já que o sistema internacional é composto por estados ,com sua própria soberania ,tendo assim autonomia para promover externamente seus interesses nacionais.

A política externa é a estratégia usada por cada Estado para promover seus interesses em meiointernacional ,bem como sua conduta aos demais Estados e organizacóes internacionais.

Assim não podemos esquecer que a política externa está intimamente ligada a política interna já que é ela quem influencia com seus acontecimentos como o voto, ,a segurança nacional e a forma como o seu governo é organizado interfere dentro de seu território , levando consequentemente a modificacóes napolítica externa ,podendo trazer a alterações dentro do cenário internacional.

2.4 A Diplomacia

Visto que a política externa é um processo de defesa e decisão de interesses dentro de um Estado a Diplomacia é fundamental para seu bom funcionamento ,tendo com o objetivo amenizar conflitos envolvendo os interesses dos Estados.

O diplomata , representa e negocia acordos de paz pelo país ,queé representante ,com o interesse de defender aquele Estado ,sendo enviado pelo governo em uma missao diplomática.

No Brasil ,os diplomatas são formados pelo Instituto Rio Branco e vinculados ao poder executivo pelo Ministério das Relações Exteriores ou Itamaraty

2.5 O Ministério das Relações Exteriores

O Ministério das Relações Exteriores é um orgáo de Poder Executivo que assessora...
tracking img