Introdução a toxicologia

Páginas: 64 (15763 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2011
APOSTILA TEÓRICA DE TOXICOLOGIA

CAPÍTULO 1
1. INTRODUÇÃO A TOXICOLOGIA E CONCEITOS BÁSICOS

1- Introdução a Toxicologia

A toxicologia pode ser conceituada como o estudo das ações e efeitos nocivos de substâncias químicas sobre sistemas biológicos. Estuda a probabilidade de suas ocorrências e dos limites máximos aceitáveis para a exposição dos sistemas biológicos as substânciasquímicas.
Dessa forma, toxicologia nada mais é do que uma ciência que além de ter como objetivo o estudo dos efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos vivos, tem como principal finalidade a prevenção do aparecimento desse efeito, ou seja estabelecer o uso seguro das substâncias químicas.
A toxicologia se apóia , então, em 3 elementos básicos:
• O agente tóxico capazde produzir efeito, podendo ser químico ou mesmo físico;
• O sistema biológico com o qual o agente tóxico irá interagir para produzir o efeito;
• O efeito resultante que deverá ser adverso ao sistema biológico.

2- Áreas da Toxicologia

A toxicologia é uma ciência multidisciplinar, que abrange uma vasta área de conhecimento, relacionando-se estritamente com diversas outrasciências, pois sem os conhecimentos interrelacionados, dificilmente poderá atingir seus objetivos: prevenir, diagnosticar e tratar.
A toxicologia é desenvolvida por especialistas com diferentes formações profissionais, oferecendo cada um contribuições específicas em uma ou mais áreas de atividade permitindo assim, o aperfeiçoamento dos conhecimentos e o desenvolvimento das áreas de atuação.
Noâmbito da toxicologia, distinguem-se várias áreas, de acordo com a natureza do agente ou a maneira como este alcança o organismo. Destacam-se entre outras:

Toxicologia ambiental: que estuda os efeitos nocivos produzidos pela interação dos contaminantes químicos ambientais com os organismos humanos.
Toxicologia ocupacional: que estuda os efeitos nocivos produzidos pela interação doscontaminantes do ambiente de trabalho, com o indivíduo exposto e o impacto sobre sua saúde.
Toxicologia de alimentos: que estuda os efeitos adversos produzidos por agentes químicos presentes nos alimentos, sejam estes contaminantes ou de origem natural. É a área da toxicologia que estabelece as condições nas quais os alimentos podem ser ingeridos sem causar danos à saúde.
Toxicologia demedicamentos: que estuda os efeitos nocivos produzidos pela interação dos medicamentos com o organismo decorrentes do uso inadequado ou da suscetibilidade individual.
Toxicologia social: estuda os efeitos nocivos dos agentes químicos usados pelo homem em sua vida de sociedade, seja sob o aspecto individual, social (de relação) ou legal.

3- Agente Tóxico, Xenobiótico e Toxicante

É qualquersubstância química que interagindo com o organismo é capaz de produzir um efeito tóxico, seja este uma alteração funcional ou morte.

No entanto, desde a idade média, já se sabe que :Todas as substâncias são venenos, não há uma que não seja. A dose correta é que diferencia um veneno de um remédio (PARACELSUS-1493-1541).

Assim, o conceito de agente tóxico apresentado acima torna-sepouco útil, do ponto de vista prático, posto que, qualquer substância química tem a capacidade potencial de produzir um efeito deletério, se presente em dose ou concentração suficientes.

Assim, intimamente relacionado com o conceito de agente tóxico, existem dois outros conceitos de extrema importância: o de Toxicidade e o de Risco, que serão detalhados mais tarde.

A maioria dassubstâncias químicas, consideradas como agentes tóxicos, são substâncias exógenas aos organismos, conhecidas como xenobióticos. Entretanto compostos endógenos e mesmo elementos essenciais quando administrados em doses elevadas como por exemplo: glutamato, tiroxina e selênio, são tóxicos.

O termo xenobiótico, derivado do grego xeno que significa estranho, é usado para indicar uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Toxicologia
  • Toxicologia
  • Toxicologia
  • toxicologia
  • toxicologia
  • Toxicologia
  • Toxicologia
  • toxicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!