Introdução a sociologia

Páginas: 12 (2942 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
Adaptação de Ciências Sociais

1. Introdução ao pensamento científico sobre o social

No final da idade medieval, em meados do século XV, surgem dois movimentos intelectuais que provocaram mudanças na sociedade, o Renascimento e o Iluminismo. Com base nos trabalhos dos autores, como Rousseau, Maquiável e Comte é possível compreender a transição do sistema feudal para o capitalismo. Aorganização do trabalho e a forma de pensar mudam totalmente, os seres humanos param de tentar explicar e questionar a natureza, e começam a observar e utilizá-la de maneira eficiente. A razão tomava o lugar da fé, a igreja perdia o seu poder.

O Renascimento idealiza que em mundos ideais a sociedade deveria ser construída pelas as ações dos homens e não pela crença ou fé.

O Iluminismo propõe quea racionalidade significa a capacidade humana de pensar e escolher, e a liberdade é a livre escolha dos governantes, assim retirando o poder dos monarcas. O poder passa a ser visto como uma construção lógica e jurídica

Obras importantes retratam essa transição:

Thomas Morus (1478-1535) em A Utopia, na qual ele defende que na sociedade todos deveriam ter a mesma condição de vida.Maquiável (1469-1527) em O Príncipe, afirma que o destino da sociedade depende da ação dos governantes, assim o poder passa a ser visto a partir da razão e da habilidade do governante para se manter no poder.

Rousseau (1712-1778) em O contrato social, defende que a base da sociedade estava no interesse comum pela vida social, em que por unanimidade os homens deveriam renunciar as suas vontades em prolde toda a comunidade. Rousseau identificou que a fonte das injustiças sociais estava nas propriedades privadas e defendeu a igualdade na sociedade.

2. O pensamento científico sobre o social

A preocupação da humanidade em conhecer e explicar os fenômenos sociais sempre existiu.Porém a explicação com base científica é fruto da sociedade moderna, industrial e capitalista.

A Sociologiasurgiu no século XIX parar explicar os fenômenos sociais com embasamento científico, a ideia por trás desta ciência era que o pensamento sobre o social já não era mais ligados a questões morais e religiosas.

Augusto Comte (1798-1857) foi o primeiro autor a fazer reflexões sobre o mundo social com argumentos científicos. Ele defende que o objetivo da Sociologia era prever os fenômenos e agireficazmente. Augusto fez uma analogia entre o corpo humano e um corpo social, que citava a sociedade como um grande organismo, no qual cada parte possui uma função específica e o bom funcionamento do corpo social depende da atuação de cada órgão.

Esta analogia pode ser demonstrada nos dias atuais pelas empresas, por exemplo, cada departamento, que são formados por funcionários, dependem dofuncionamento de outro departamento para obterem sucesso, e vice-versa. Comte afirma que a sociedade teria passado por três fases:

Teológica - Os homens recorriam à vontade de deus para explicar os fenômenos da natureza.
Metafísica - O homem já seria capaz de utilizar conceitos abstratos.
Científica – Corresponde a geração industrial, quando surgiu a sociologia.

A sociologia faz com que o homempense além de sua condição particular para percebê-la como parte de um todo, nesse caso a sociedade.

3. Revolução Francesa

Os pensamentos iluministas levaram o criticismo a igreja e o feudalismo, reformulando os pensamentos da sociedade.

No final do século XVIII a monarquia francesa procurava garantir os privilégios da nobreza, que não pagava impostos e possuía o direito de recebertributos, em um contexto no qual crescia a miserabilidade do povo.

O regime monárquico favorecia a nobreza, cuja não pagava imposto e ainda recebia tributos, desfavorecendo a camada inferior, ou seja a massa. A burguesia também se sentia prejudicada, com certa delimitação pois não existia a liberdade de constituir uma empresa.

Então em 1789, juntaram-se a massa e a burguesia para fazer uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • introdução a sociologia
  • Introdução à Sociologia
  • Sociologia introdução
  • Introduçao a sociologia
  • Introdução a sociologia
  • Introdução a sociologia
  • Introdução à sociologia
  • Introdução a sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!