Introdução a negociação

Páginas: 3 (639 palavras) Publicado: 24 de março de 2011
Introdução

O tema negociação vem passando por desenvolvimento intenso nos últimos anos. Muitas são as publicações que têm surgido. Porém, a maior parte não tem a preocupação de enfocar anegociação sob um ponto de vista sistêmico.
Segundo Scare e Martinelli, a negociação é um conceito em contínua formação, o qual está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados. No entanto, para essesautores, houve uma mudança de foco no objetivo do ato de negociar ao longo da história. No passado, o negociador buscava resultados satisfatórios momentâneos; atualmente, esse mesmo negociador buscaum relacionamento duradouro e contínuo, para que a médio e longo prazo todos os envolvidos na negociação atinjam os benefícios pretendidos.
A negociação é provavelmente tão antiga como a vivência doHomem em sociedade. Desde sempre este teve a necessidade de negociar. Como é normal, algumas pessoas faziam-no com mais sucesso do que outras, daí a expressão popular “ter jeito para o negócio”. Aimportância do tema levou a que alguns o estudassem, de tal maneira que o fato de alguns “terem jeito para o negócio”, não é o único fator para negociar com sucesso. Hoje a negociação é uma ciência ecomo tal, pode ser estudada e posta em prática.
Negociar tornou-se atualmente uma das mais relevantes habilidades humanas, por isto é essencial que sejam entendidas as formas de se proceder em umanegociação (ALYRIO, 2004).
Atualmente em um ambiente, turbulento e com constantes mudanças, as empresas precisam ser flexíveis, e com uma visão estratégica sempre presente nas suas ações. Assim, precisamda visão sistêmica, para um melhor entendimento do contexto no qual estão inseridas, otimizando as relações entre as várias partes envolvidas no seu ambiente interno e externo.
O processo denegociação, apesar de ser fundamental para o ser humano alcançar seus objetivos, é um dos processos menos conhecidos. Um primeiro passo a ser considerado na visão da negociação sob um enfoque sistêmico é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução tecnicas de negociação sistemica
  • Negociação e gestão de conflitos
  • Desafio técnicas de negociação introdução
  • A negociação para a introdução de ferramentas de melhoria contínua em uma cozinha industrial
  • : Introdução a Técnicas de Negociação 1ª e 2ª ETAPAS
  • Negociação
  • Negociação
  • Negociação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!