Introdução a manutenção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução a manutenção
Todo o equipamento ou bem está sujeito a um processo de deterioração, especialmente se estiver em atividade ou funcionamento, para o qual foi concebido.

Para que a produtividade de uma instalação fabril, constituída por uma diversidade enorme de equipamentos ou bens, tenha resultados positivos, é necessário que todos eles sejam mantidos nas melhores condições defuncionamento.

Assim, todo esse equipamento deverá sofrer, ao longo da sua vida útil de funcionamento, reparações, inspeções programadas, rotinas preventivas programadas e adequadas, substituição de peças e órgãos, mudanças de óleo, lubrificações, limpezas, pinturas, correções de defeitos resultantes da fabricação ou do trabalho que estiver a realizar.

O conjunto de todas estas ações constituiaquilo a que se chama manutenção.

De outra forma, pode definir-se manutenção como o conjunto das ações destinadas a garantir o bom funcionamento dos equipamentos, através de intervenções oportunas e corretas, com o objetivo de que esses mesmos equipamentos não avariem ou baixem de rendimento e, no caso de tal suceder, que a sua reparação seja efetiva e a um custo global controlado.

Com aglobalização da economia, a busca da qualidade total em serviços, produtos e
gerenciamento ambiental passou a ser a meta de toda as empresas. A manutenção, como todos os órgãos das empresas, assumiu cada vez mais o seu papel de manter o estado de máquinas e equipamentos e prevenir falhas e quebras evitando:

• diminuição ou interrupção da produção
• atrasos nas entregas
• perdas financeiras
•aumento de custos
• defeitos de fabricação
• insatisfação de clientes
• perda de mercado
• etc.

Os programas de manutenção devem estar estruturados, para que a empresa obtenha os maiores resultados, com o mínimo de despesas e cumpra as políticas administrativas ditadas pela direção.



Evolução do Conceito de Manutenção
A manutenção nasceu da necessidade de se manter máquinas eequipamentos operando, uma vez que é óbvio, que todo sistema produtivo apresenta falhas e quebras, gerando perdas de diversas formas.

Inicialmente a manutenção era feita pelo próprio operador da máquina, sempre que ela apresentava falha ou quebra. É o conceito de Manutenção Corretiva. Isso perdurou, em geral, até o início da década de l950.

Nessa década foi introduzido o conceito de ManutençãoPreventiva, que é a busca de
prevenir falhas e quebras para que elas não aconteçam. Permanecia, ainda, uma grande desvinculação administrativa entre manutenção e produção. Na década de 60 criou-se o conceito de manutenção sistêmica, onde as empresas eram vistas como um corpo, com os seus órgãos e entre eles a manutenção operando em conjunto, criando uma harmonia na produção final.

Na década de 80criou-se o conceito de Qualidade Total levando à Manutenção
Produtiva Total (TPM). A empresa, agora, é vista como um órgão de um sistema muito maior, que envolve a sociedade, o país e o mundo. A manutenção, como todos os órgãos da empresa, passa a ter responsabilidades maiores para com o meio produtivo e com o ambiente em que a empresa vive. O objetivo global da TPM é a melhoria da estrutura daempresa em termos materiais como máquinas e equipamentos e em termos humanos, aprimorando as capacitações pessoais, envolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes dos seus membros. A meta a ser alcançada é o rendimento operacional global.

Manutenção não planejada

Corretiva:
A Manutenção Corretiva é aquela de atendimento imediato á produção, quando a
máquina ou equipamento apresenta defeitoou falha (defeito - ocorrência nos equipamentos que não impedem seu funcionamento, mas que podem a curto ou longo prazo acarretar sua indisponibilidade. Falha – ocorrência nos equipamentos que impedem seu funcionamento).

A Manutenção Corretiva pode ser dividida em Manutenção de Emergência e
Manutenção Programada.

A Manutenção de Emergência é aquela em que constatado a falha, o atendimento...
tracking img