Introdução a macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia.

A macroeconomia trabalha a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamentode grandes agregados (instrumentos que o governo tem para estabilizar a economia), suas ações afetam diretamente a microeconomia. A microeconomia estuda individualmente um setor de atividade econômicaqualquer, decidindo qual o preço e quantidade desse bem ou serviço.

2 - Sintetize os objetivos de política econômica.

- alto nível de emprego: O alto nível de emprego é importante, pois, dessaforma, as pessoas recebem um salário e têm condições de adquirir mercadorias. Ao contrário, o desemprego gera pouca demanda, fazendo com que os produtos permaneçam nas prateleiras, portanto se não háprocura de produtos, a produção diminui e conseqüentemente o lucro também. Daí a preocupação quanto ao nível de emprego para que haja um equilíbrio entre a demanda e a oferta.

- estabilidade depreços: Um fator que influi na estabilidade dos preços é a inflação, ela a responsável pelo aumento contínuo e generalizado no nível de preços. Mas, se é aceitável que haja um pouco de inflação nosajustes de uma sociedade em crescimento, porque esse avanço econômico dificilmente se realiza sem que ocorram elevações dos preços.

- distribuição eqüitativa de renda: tanto em relação ao nível pessoalquanto ao nível regional, observa-se que a cada dia essa disparidade aumenta, ou seja, os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres, mais pobres. Mas, pesquisas apontam que a renda de todas asclasses aumentou. O problema é que, embora o pobre tenha ficado menos pobre, o rico ficou relativamente mais rico. Observa-se que o rico jamais perde, ao contrário, sua riqueza só aumenta. Talvez esteja aíà forma de igualar a distribuição da renda, diminuindo daqueles que têm demasiadamente.

- crescimento econômico: ele oferta à sociedade uma quantidade de mercadorias e serviços maior que o...
tracking img