Introdução a macroeconomia

Páginas: 3 (578 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA[1]

A política macroeconômica, como toda política possui metas a serem atingidas. Dentre essas metas temos: alto nível de emprego, estabilidade de preços,distribuição da renda e crescimento econômico.
Para atingir as metas citadas anteriormente a política macroeconômica possui alguns instrumentos. São eles as políticas fiscal, monetária, cambial ecomercial e de rendas, que envolvem a atuação do governo.

Política Fiscal

Instrumentos disponíveis pelo governo para a arrecadação de impostos e contribuições, e o controle de suas despesas. Éutilizada para estimular ou inibir os gastos do setor privado. Se o objetivo é reduzir a taxa de inflação, as medidas fiscais empregadas são a redução dos gastos da coletividade ou o aumento da cargatributária, o que inibe o consumo. Porém, se a meta é o crescimento do emprego, aumentam-se os gastos públicos e diminuem-se os tributos, elevando assim a demanda. Se o objetivo a atingir é a melhordistribuição da renda, então os recursos utilizados devem se dar em benefício dos menos favorecidos. O governo passa, a gastar em regiões mais atrasadas, impor impostos progressivos, ou seja, quanto maior onível de renda, maior a proporção paga do imposto em relação à renda, etc. Ex: desemprego de recursos produtivos, inflação de demanda e desigualdade na distribuição entre classes de renda.

PolíticaMonetária

O governo atua sobre a quantidade de moeda e títulos públicos, sendo os recursos disponíveis a sua emissão, compra e venda de títulos, regulamentação sobre crédito e taxas de juros, entreoutros. Ex: As consequências obvias seriam alta da inflação, redução de ofertas, ágio, desiquilibvrio da balança. Ex. o cimento chegou a custar 22,00, baixou pata 11,00, esta em 16,00, os cimenteirosquerem mais ainda, falta telha, carros zero tem q esperar 90 dias (dependendo do modelo), massificação da classe baixa, enriquecimento ainda maior de grupos isolados, monopólio de produtos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução a macroeconomia
  • Introdução Macroeconomia
  • Introdução á macroeconomia
  • Introdução à Macroeconomia
  • Introdução a macroeconomia
  • Introdução à Macroeconomia
  • Introdução à macroeconomia
  • Introdução a macroeconomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!