Introdução a engenharia de segurança do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
PÓS-GRADUAÇÃO – EAD

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO E ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENGENHARIA DE SEGURANÇADO TRABALHO

FERNANDA SIQUEIRA PRADO

UBERABA – MG
2011
Introdução a engenharia de segurança no trabalho e administração aplicada a engenharia de segurança do trabalho - Produção Textual

ASegurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia naEngenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, NormasTécnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.
O quadro de Segurança do Trabalhode uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estesprofissionais formam o que chamamos de SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados da empresa constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção deAcidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde dotrabalhador.
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretose também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.

A empresa precisa constituir equipe de Segurança do Trabalho porque é exigido por lei....
tracking img