Introdução a economia

Páginas: 14 (3270 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
1 INÍCIO DA ECONOMIA NO BRASIL
A economia brasileira iniciou no século XV, foi quando os reis portugueses lançaram uma inédita e gigantesca expedição com 13 caravelas e 1.500 homens em busca das Índias e da rica China, no Oriente, preocupadas em abrir novas rotas de navegação para seu comércio, praticamente impedidos por terra com a tomada de Constantinopla pelos Turcos Otomanos, tambémdesejavam descobrir terras distantes que lhes trouxessem novas riquezas, foi ai que iniciou a Era dos Descobrimentos.
O primeiro ciclo econômico do Brasil foi à extração do pau-brasil, madeira avermelhada utilizada na tinturaria de tecidos na Europa, e abundante em grande parte do litoral brasileiro na época do descobrimento do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Norte. Os portuguesesinstalaram feitorias e sesmarias e escravizavam o trabalho de índios para o corte e carregamento da madeira por meio de um sistema de trocas conhecido como escambo.Além do pau-brasil, outras atividades de extrativismo modelo extrativista predominaram nessa época, como a coleta de drogas do sertão.

1.1 CANA DE AÇÚCAR E O TRAFICO NEGREIRO
Apos iniciou o plantio de cana-de-açúcar, em 1532 quando asprimeiras mudas chegaram na expedição de Martim Afonso de Souza, trazidas por embarcações à região litorânea do Brasil. O período de maior crescimento de seu cultivo foi no século XVII, já no século XVIII perdeu espaço para o cultivo de café, pois sua adaptação foi maior do que a da cana-de-açúcar. A agricultura da cana introduziu o modo de produção escravista, baseado na importação e escravização deafricanos. Esta atividade gerou todo um setor paralelo chamado de tráfico negreiro.

1.1.1 Ciclo da Mineração
Durante todo o século XVIII, expedições chamadas entradas e bandeiras vasculharam o interior do território em busca de metais valiosos ouro, prata, cobre e pedras preciosas. A descoberta de ouro, diamante e esmeraldas nessa região provocou a vinda de muitas pessoas de Portugal e deoutras áreas povoadas da colônia.
Os primeiros diamantes no Brasil foram encontrados por volta de 1729, despertando a atenção da Coroa Portuguesa, onde criaram uma legislação para regulamentar a sua exploração foi o Regimento dos Superintendentes e Guardas-mores das Terras Minerais. O que gerou resistência entre os mineradores, incentivando o roubo e o contrabando. Em 1734 foi instituída aIntendência dos Diamantes, onde no ano seguinte 1735, a extração foi proibida por cinco anos, até que se encontrasse uma maneira mais eficaz de controle por parte da Coroa e principalmente, até que se recuperassem os preços internacionais do quilate.Outra importante atividade impulsionada pela mineração foi o comércio interno entre as diferentes vilas e cidades da colônia, proporcionada pelos tropeiros.1.1.1.1 Ciclo do Café
O café foi o produto que impulsionou a economia brasileira até a década de 1930, o grão foi o principal produto de exportação do país durante quase 100 anos, chegou ao brasil a partir de sementes contrabandeadas da Guiana Francesa.
O Brasil tinha uma situação de crescimento da oferta de café muito superior ao crescimento de sua demanda, pois o brasil tinha o controle sobregrande parte da oferta mundial desse produto, podia controlar os preços do café nos mercados internacionais, e tinha um grande lucro com isso, indicando uma tendência estrutural de baixa de preços a longo prazo.
As políticas governamentais de valorização do café, consistiam na compra, por parte do governo federal, dos estoques excedentes da produção de café, por meio de empréstimos externosfinanciados por tributos cobrados sobre a própria exportação de café. Essa política ajudou a sustentar os preços internacionais do produto e deu uma posição de favorecimento do café sobre os demais produtos brasileiros de exportação, além de inflar artificialmente os lucros do setor, o que estimulava novas inversões de capitais na produção, pressionando ainda mais a oferta nacional de café.
Com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução á economia
  • Introduçao a economia
  • introducao a economia
  • introdução a economia
  • Introdução à Economia
  • Introdução a economia
  • Introdução a economia
  • Introdução a economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!