Introdução a economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIEMNTO 4
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo avaliar e compreender o estudo da Economia na vida das pessoas, uma vez que ela está presente e influência no nosso cotidiano.
Assim sendo, conforme proposto, primeiramente foi analisado como a política monetária afeta os resultadoseconômicos de um país e a distribuição de renda. Além disso, como a inflação brasileira atual afeta a distribuição de renda na comunidade.
Posteriormente, na questão dos planos econômicos, foi explanado que o plano real atualmente permite uma maior distribuição de renda se comparado com as Teorias clássicas.
Finalizando o presente estudo foi feita uma análise sobre a política econômica brasileirautilizada frente à Crise mundial foi comparada às Teorias Keneysianas e seus referidos efeitos na inflação e na distribuição de renda.

DESENVOLVIMENTO

A política monetária tem como objetivo controlar a oferta de moeda na economia de um determinado país e aqui falamos do Brasil. Esse trabalho de determinar a quantidade de moeda, na economia é função do Conselho Monetário Nacional (CMN),com participação do Banco Central do Brasil (BACEN). Ao determinar a quantidade de dinheiro, tem-se a formação da taxa de juros, ou seja, a taxa de juros pode ser simplificada como sendo o preço do dinheiro.
Para que possamos entender bem o assunto quando a política monetária, ao controlar os meios de pagamento, está visando estabilizar o nível de preços geral na economia. Por exemplo: osgovernos que necessitam diminuir a taxa de inflação reduzem a oferta monetária e aumentam a taxa de juros. Esse mecanismo controla o nível de preços. Mas, se as taxas de juros permanecerem elevadas por um período longo, a economia pode deixar de elevar o crescimento econômico.
Segundo o professor Fernando de Holanda Barbosa da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas, oobjetivo final da política monetária é o bem estar da sociedade. Embora seja difícil discordar deste objetivo, certamente existe grande divergência entre os economistas de como implementá-lo na prática. Os monetaristas enfatizam a estabilidade do nível de preços; os economistas keynesianos preferem o nível de emprego. A controvérsia sobre a curva de Phillips terminou convencendo os economistaskeynesianos que no longo prazo a política monetária afeta somente o nível de preços e não o nível de atividade econômica.
O governo brasileiro na atualidade tem investido no controle da inflação, porém mantendo elevada a taxa de juros que favorece investimentos estrangeiros.
Incentivou a produção interna, abriu créditos, no entanto, isso lhe proporcionou uma grande arrecadação, a maiorprodução de grãos e carnes da história, aumento astronômico do PIB, reserva internacional de US$36 para US$233 bilhões de dólares em 2009 e uma avaliação mais que positiva do governo.
Segundo o economista Ricardo Amorim, entre esses sinais estão à aquisição de empresas globais por parte de companhias brasileiras e a inclusão de algumas dessas empresas nacionais nos ranking mundiais das maiores,ocupando inclusive a liderança em alguns nichos de mercado (como acontece nas áreas de alimentos e bebidas).
"O crescimento do PIB brasileiro poderá ser ainda mais acelerado. Nos próximos anos, deveremos assistir também a um aumento nas exportações e a uma queda na taxa básica de juros, com conseqüente crescimento na oferta de crédito. Outro aspecto em que estamos evoluindo, ao contrário demuitos países desenvolvidos, é na distribuição de renda", sinalizou o economista.
Em relação a distribuição de renda desde que foi implantado o plano Real, as pessoas começaram, a organizar-se economicamente de maneira mais fácil, ou seja, conseguem programar seus investimentos, seus gastos e outros, pois a inflação, desde a implantação do plano, vem mantendo-se razoavelmente estável,...
tracking img