Introdução a contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO

introdução a contabilidade

XINGUARA - PA
2008

introdução a contabilidade

Trabalho apresentado ao Curso (Administração) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE].

Orientador:Prof. Luiz Fernando Soares da Silva

Xinguara - PA

2008

[pic]

1) Caso - A Contabilidade como ferramenta de Gestão Empresarial
“A Contabilidade tem como função fornecer informações úteis para as tomadas de decisões”
MARIOM, 2003.

As informações geradas pela contabilidade permitem que qualquer profissional ao tomar uma decisão, esteja seguro dos seus resultados. Cada sistemamenor da empresa, cada área da empresa (Administração, Marketing, R.H., Compras, Financeiro, Comercial, etc.) utilizam dos serviços contábeis para uma maximização de seus resultados e conseqüentemente contribuindo para o sucesso do sistema maior. A própria empresa.
De acordo com o exposto acima, pode-se verificar uma das principais finalidades da contabilidade: Fornecer informações úteis eprecisas, para que o gestor, assim como qualquer outro profissional, possa tomar a decisão mais correta, no tempo certo.
Considerando o exposto e de acordo com os conteúdos ministrados em sala de aula, pode-se:

a)Apresente no mínimo 05 benefícios que a contabilidade pode proporcionar a Gestão empresarial.

Os benefícios que mais se destacam para várias atividades deGestão Empresarial são:
*Avaliação e projeção de fluxos de caixa.
*Formação de preços de venda.
*Avaliação de rentabilidade, liquidez e outros indicadores de desempenhos.
*Controles internos.
*Análise do ponto de equilíbrio.
*Controle orçamentário.
*Planejamento tributário e etc.

b) Os usuários da contabilidade são aqueles que necessitam dasinformações geradas pela mesma. Apresente 03 exemplos de Usuários Internos e 03 exemplos de Usuários Externos, evidenciando em cada um, onde a contabilidade pode ajudá-lo.

Usuário externo: acionistas e investidores, instituições financeiras e fornecedores, a contabilidade pode ajudá-los com a estrutura patrimonial dando-lhes informações necessárias como, por exemplo, para um fornecedorfazer uma venda para uma empresa ele precisa saber o que cobrar de impostos na mercadoria.
Usuários internos: Diretoria, administradores e encarregados. São aqueles que necessitam da contabilidade em formação especifica e detalhadas, como o administrador precisa de relatórios de fluxo de caixa, controle de despesas, entre outros muitos.

c) Imagine que você é o Administradorresponsável por uma grande empresa nas quis todas nas novas contratações de pessoal são de suas responsabilidade. Visto a necessidade de contratar um novo profissional da ária contábil, como descreveriam a sua importância para os sócios (proprietários) da entidade? Como evidenciariam a importância desta nova contratação?

Em primeiro lugar deveram ser analisados seus conhecimentos, pois tanto para oprofissional contábil como para o administrador, eles são responsáveis pela gestão empresarial, o profissional contábil tem como obrigação fornecer informações úteis e preciosas para o administrador, com isso o administrador poderá tomar decisões corretas ajudando com o crescimento da empresa e etc.

2) Os Bens de uma empresa representam tudo àquilo que possa satisfazer suas necessidades.Os Bens representam aquilo que a empresa detém a sua propriedade. Estes por sua vez, são classificados em: Bens Móveis, Tangíveis ou Intangíveis.
De acordo com o enunciado, apresente com suas palavras o que vem a ser bens MÓVEIS, IMÓVEIS, TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS, apontando obrigatoriamente 03 exemplos de cada um.

Os Bens Tangíveis são: Máquinas, equipamentos industriais,...
tracking img