Introdução a atuária

Páginas: 12 (2758 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2011
INTRODUÇÃO A ATUÁRIA

HISTÓRIA

A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira. A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente naadministração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira.

Fundamentos
Os fundamentos dessa ciência baseiam-se na observância de três fatores:

 Tempo ;
 Dinheiro;
 Risco.

A Ciência Atuarial - assim como seu principal campo de estudo: o seguro - desenvolveu-se desde os seus primórdios sob o principio do mutualismo,onde os indivíduos se organizam em grupos com o interesse de proteger-se de tragédias e perdas. Outro caráter importante para que os cálculos atuariais correspondam o máximo a realidade e a utilização da Lei dos grandes números.

Para uma eficiente gestão dos recursos no tempo, precisa-se atentar para:

 Equilíbrio, no tempo, entre receitas e despesas;
 Auto-sustentabilidade;
 Solvênciaeconômica e financeira;
 Cumprimento dos direitos e obrigações.

RISCO

Pense em risco como a probabilidade de ocorrência de um determinado evento que gere prejuízo econômico. É importante diferenciar risco de probabilidade: a probabilidade é parte do risco, que para ser assim classificado precisa, basicamente, ser causador de uma perda econômica, reparável.
Existem ainda outras exigênciaspara a segurabilidade de um risco, a saber, o risco deve ser:

 Possível: Se o risco é impossível não há objetivo a ser coberto pelo contrato;
 Incerto: Caracterizado pelo fato de ser aleatório;
 Futuro: Que não tenha acontecido até o momento da contratação do seguro
 Independer da vontade humana - contrantes;
 Mensurável: Que pode ser dimensionado
 Homogêneo e não catastróficoPara um atuário o importante é a gestão do risco que sugere alguma habilidade para influenciar ou controlar eventos, o que nem sempre é POSSÍVEL !!

A GESTÃO DE RISCOS consiste na identificação, classificação e quantificação dos riscos, bem como na definição, planejamento e gerenciamento das ações de resposta frente aos mesmos. É um processo sistemático e estruturado que alinha estratégia,pessoas, tecnologia e conhecimento, visando mitigar possíveis incertezas.

A gestão de riscos deve ser um processo contínuo e em constante desenvolvimento aplicado à estratégia da organização e à implementação dessa mesma estratégia. Deve analisar metodicamente todos os riscos inerentes às atividades passadas, presentes e, em especial, futuras de uma organização. Deve ser integrada na cultura daorganização com uma política eficaz e um programa conduzido pela direção de topo. Deve traduzir a estratégia em objetivos tácticos e operacionais, atribuindo responsabilidades na gestão dos riscos por toda a organização, como parte integrante da respectiva descrição de funções. Esta prática sustenta a responsabilização, a avaliação do desempenho e respectiva recompensa, promovendo desta forma aeficiência operacional em todos os níveis da organização.

TIPOS DE RISCO

RISCO DIVERSIFICÁVEL/MERCADO: refere-se à possibilidade de perder ou ganhar dinheiro em decorrência da natural oscilação dos preços dos títulos do mercado financeiro. Ele também pode ser subdividido em vários grupos, segundo a volatilidade (dimensão e importância das alterações de preço) dos ativos considerados. Porexemplo, a renda variável (ações) é mais sujeita a variações do que os ativos de renda fixa (títulos do governo, títulos privados), que também variam constantemente, já que a maioria deles é marcada a mercado, isto é, seus preços são definidos a cada momento pelo mercado. Seu gerenciamento é feito através da fixação de limites estabelecidos na Política de Investimentos, parâmetros esses passíveis de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução à atuária/origens e evolução da ciência atuarial
  • Atuária
  • atuária
  • Atuária
  • Atuaria
  • atuaria
  • atuarias
  • Atuária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!