Introdução a Agronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto



Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias
Bacharelado em Agronomia
Introdução a Agronomia
Professora Doutora Niedja






Relatório sobre Aula Prática I





Aluna: Melyssa Pinheiro
Matrícula: 359818




Fortaleza
2013
SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO............................................................................03
2. MATERIAL E MÉTODOS...................................................................................04
3. CONCLUSÃO..............................................................................08





















1- INTRODUÇÃO
No dia 30 de agosto de 2013, tivemos nossa 1ª aula prática da disciplina Introdução a Agronomia, a mesma foi feita na própria UniversidadeFederal do Ceará (UFC). Nessa aula tivemos a oportunidade de conhecer o Orquidário e o Borboletário, aprendemos como funciona um formigueiro e a função de sua areia para o cultivo de plantas, além de ampliarmos nossos conhecimentos práticos no que se refere a horta orgânica e compostagem, já que a maior parte da aula foi feita na Horta da UFC.
Fomos recebidos pelo João Neto Maciel. Este é um alunode mestrado da própria Universidade, ele estuda Engenharia Agrícola e ficou responsável por nos transmitir o conteúdo sobre compostagem e horta orgânica, passo a passo. Conhecemos também a professora Niedja Goyanna, que será nossa professora na segunda parte do semestre, e o Robson, que é um colaborador da Horta, responsável pelo cultivo e manejo da mesma.
A aula teve como principal objetivonossa capacitação e conscientização, em relação a desenvolvimento sustentável, reutilização e reciclagem de materiais, compostagem, fertilizantes naturais e métodos para produção de horta orgânica.
A metodologia utilizada na aula foi clara, objetiva e dinâmica, tivemos um bom aproveitamento e aprendemos muito.



2- MATERIAL E MÉTODOS

Orquidário:
As orquídeas são cultivadas em uma estufa, afim de terem seu foto período controlado. Elas armazenam água e nutrientes, possuem cores vivas e servem também de plantas ornamentais.
Borboletário:
No borboletário há uma grande diversidade de plantas, cada uma com a função de produzir néctar para uma determinada espécie de borboleta. O néctar consumido pela borboleta serve de alimento para a mesma. Cada borboleta só consome o néctar de umaplanta específica.
No borboletário que visitamos, havia 2 tipos de borboletas: Espia Só e Caixão de Fundo. Havia também outras espécies, mas em forma de larva.
O tempo de vida de uma borboleta é em média 2,5 dias.
O mais fascinante nelas são as cores, que são bem vivas e muito bonitas.
Algumas dessas borboletas migram de um país para outro, geralmente na época do inverno.
Formigueiro:
Osformigueiros têm em média 3 metros de profundidade, e geralmente são inclinados, a fim de evitarem inundações em épocas de chuva.
As formigas cavam os formigueiros de forma estratégica, tanto para armazenarem alimentos como para a proteção da rainha. Engana-se quem pensa que os alimentos armazenados pelas mesmas são consumidos, na verdade, eles servem apenas para a proliferação de um fungo, e é deleque elas se alimentam.
As formigas são muito fieis a sua rainha, e todo o trabalho que fazem é em função dela. A rainha é responsável pela reprodução do formigueiro, se ela morrer, todas as outras formigas morrem.
A areia de formigueiro é riquíssima em cálcio, fósforo e potássio; por isso é muito utilizada para o cultivo de plantas.
Compostagem:
A compostagem é um adubo natural, é feita degalhos, folhas, cascas de arroz e restos de alimentos. É importante ressaltar, que os restos de alimentos utilizados para o adubo não podem conter sal, pois o mesmo prejudica a saúde da planta. As minhocas também são muito utilizadas na compostagem, pois as mesmas aceleram o processo.
O mais legal da compostagem é a reutilização de materiais que seriam descartados.
A compostagem deve ser feita...
tracking img