Introdução tcc branding

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A concorrência entre as organizações tem se intensificado muito nos últimos anos. Percebe-se a disseminação de recursos tecnológicos, humanos e financeiros mais homogênea nos mercados, além da grande semelhança entre produtos e serviços concorrentes oferecidos pelas empresas; o que os torna verdadeiros commodities - produtos de qualidade uniforme, com pequeno grau de diferenciaçãoe produzidos em grande escala.

Neste contexto, pode-se dizer que após um período sem grandes competitividades pelo mercado consumidor a globalização de produtos, cultura e tecnologia impulsionou o reconhecimento de que a gestão da marca precisa. (Está faltando algo aqui. Seria: do que a gestão da marca precisa? Ou, de que a gestão da marca é precisa? A idéia não está clara) Ela apresenta-secomo um valor econômico fundamental para o sucesso das empresas. Nesse sentido, a marca representa um aspecto estratégico dentro do negócio e sua gestão deve ser considerada como uma decisão necessária. De acordo com Luciano Deos, presidente da GAD DESIGN: “Uma marca define personalidade, dá sentido às nossas escolhas”. (Substitui dos termos que se repetiam ao longo do parágrafo – fundamental erepresenta)

Sob essa perspectiva, para gerir adequadamente uma marca é preciso considerar que esta tem um ciclo de vida no mercado. Sendo assim, deve-se aplicar políticas e procedimentos específicos para cada um desses ciclos e, ao mesmo tempo, aplicar estratégias gerais alinhadas com a missão, a visão e os valores da empresa. Para alcançar o posicionamento desejado as organizações têm buscado nomix de ações de comunicação estratégias para que suas marcas se tornem únicas nas mentes dos públicos-alvo.

Dessa forma, as diferentes percepções do mercado consumidor agregadas à imagem representativa da empresa podem ser traduzidas em atributos de valor econômico que serão associados aos seus produtos e serviços e, em nível mais estratégico, à marca. Em outras palavras, ao desenvolver umacultura centralizada, através de uma adequada administração de suas marcas (esse trecho estava “perdido” no final da frase. Aqui ele ficará melhor.), a empresa encontra a melhor forma de sobressair, de ser percebida como única e de aumentar vendas e benefícios.

Portanto, a comunicação, deve ser considerada uma estratégia econômica e mercadológica da empresa, sendo capaz de levar à conquista demelhores resultados financeiros, deixando de ser acionada apenas em momentos de crise, e constituindo-se em um investimento com retorno mensurável, em curto, médio ou longo prazo.

Em vista do que foi exposto, a proposta deste estudo é diagnosticar o potencial de gestão de marca Unilever, bem como definir um planejamento estratégico para proporcionar uma maior compreensão do uso de imagenspositivas objetivando o melhor gerenciamento da organização permitindo que ela se coloque em posição de destaque no mercado.

2 JUSTIFICATIVA

Tendo como ponto de partida a globalização e a produção em larga escala de produtos e serviços cada vez mais similares, a sociedade assiste o crescimento da necessidade por uma imagem que seja capaz de construir um diferencial em torno das empresas. Nessesentido, é válido lembrar que não é simples construir uma marca de destaque, o trabalho de planejamento da comunicação é extremamente complexo, envolve administração, público-alvo e suas redes de relacionamento construídas através da marca.

Busca se cada vez mais, a canalização dos esforços de comunicação em uma única direção:criação, manutenção e gerenciamento do valor de marca. Logo, arelevância deste trabalho está no reconhecimento da importância de se considerar a comunicação como uma forma estratégica, integrando-a ao processo de planejamento organizacional. Nesse cenário, ela deixa de ser vista como despesa para se inserir, definitivamente, no rol dos investimentos rentáveis.

A escolha do objeto de estudo se deve ao tamanho e a importância da organização escolhida. A AMBEV...
tracking img