Introdução da higiene ocupacional

Páginas: 35 (8724 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2011
I. Introdução
Toda e qualquer atividade impõe riscos, os quais denominamos “Riscos Ocupacionais”. Estes riscos podem ser divididos em dois grandes grupos :
Riscos de Acidentes : caracterizado como sendo aqueles cujo contato com uma energia ou substância provocam lesões imediatas. Assim entendidas aquelas em que uma vez estabelecido o contato, conhecemos o resultado na hora. E é uma lesão.P.ex.: Ao atritarmos uma superfície cortante contra a nossa pele conhecemos o resultado na hora. É um corte. Estão neste grupo, entre outros : _ Choque elétrico.
_ Projeção objetos/produto.
_ Perfurações.
_ Queimaduras.
_ Incêndios/Explosões.
_ etc.
Riscos de Doenças : Caracterizados por situações de exposição com possibilidades de originarem lesões mediatas. Assim entendidas aquelas em seprocessa o contato, porém não é possível precisar o momento exato em que se deu a exposição que originou o dano ao estado de saúde do trabalhador. São exemplos : _ Ruído/Vibrações
_ Radiações Ionizantes
_ Radiações Não Ionizantes
_ Gases/Vapores
_ Névoas/Vapores
_ Poeiras/Fumos
_ Pressões Anormais
_ Movimentos Repetitivos
_ Posturas Inadequadas
_ etc.
O primeiro grupo é tratado pela práticada Segurança do Trabalho, e os agentes que o compõem denominamos de “Agentes Mecânicos”. O segundo grupo é de responsabilidade da Saúde Ocupacional, e podem ser classificados como :
Ruído
X Agentes Físicos
Vibrações Pressões Anormais
Radiações Ionizantes
Radiações Não Ionizantes Temperaturas Extremas (Calor/Frio)
Introdução a Higiene Ocupacional Carlos Augusto da Rocha 3
X Agentes BiológicosVírus
Bactérias Bacilos Protozoários
X Agentes Químicos
Gases Vapores
Aerodispersóides : Sólidos : Poeiras e Fumos Líquidos: Névoas e Neblinas
X Agentes Ergonômicos
Movimentos Repetitivos Posturas Inadequadas Esforço Físico Iluminancia Ritmos Excessivos/Monotonia etc.
Neste documento estaremos abordando temas relacionados ao grupo das situações que podem levar às lesões mediatas.
I. OEstado de Saúde
A doença não é uma entidade estática, e sim um processo que se inicia antes mesmo que o próprio homem seja afetado. A saúde, segundo a definição dada pela Organização Mundial da Saúde ( OMS ), “ é um estado de completo bem estar físico, mental e social. E não meramente a ausência de doença ou defeito.” Desta definição podemos observar duas palavras chaves : completo e estado. Naprimeira sugere uma perfeita interação entre os aspectos físico, mental e social; considerado o perfeito funcionamento do organismo humano e membros, a saúde psíquica e as relações do indivíduo. E a segunda, estado, sugerindo que a saúde é dinâmica e pode mudar de grau a cada instante. Ou seja, a saúde é o resultado de forças em constante reação e a ocorrência de doenças em indivíduos, isto significaque a sua distribuição por grupos humanos pode ser melhor compreendida se considerarmos as múltiplas causas; entendendo como causa aquilo que produz um resultado ou um efeito.
Introdução a Higiene Ocupacional Carlos Augusto da Rocha 4
O complexo processo de redução da saúde é o resultado de um encadeamento contínuo de causas e efeitos, e não apenas das causas singulares ou específicas.
Assim,ao analisarmos o fluxo de ações abaixo, sem o estabelecimento de uma Política de Saúde Ocupacional, que oriente e defina diretrizes eficientes e eficazes para a atuação da Medicina Ocupacional e para a Higiene Industrial, estaremos impondo ao sistema um círculo vicioso; ao qual poderemos fazer analogia com um processo de manutenção corretiva.
Ambiente ou Doença
Atividade Insalubre
SintomasDiagnóstico
Tratamento
Trabalhador Sadio
E o ambiente não recebe nenhuma atenção
O processo doença pode ser compreendido como a resultante da interação de múltiplos fatores causais. Para melhor entendimento e definição do campo de atuação da Medicina Ocupacional e da Higiene Ocupacional, tomaremos como exemplo o modelo do “Triângulo Epidemiológico”, em cujos vértices coexistem em equilíbrio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INTRODUÇÃO À HIGIENE OCUPACIONAL
  • Introdução à Higiene Ocupacional
  • 01 Introdução à Higiene Ocupacional
  • Introdução a Higiene Ocupacional
  • Higiene ocupacional
  • Higiene Ocupacional
  • Higiene Ocupacional
  • Higiene ocupacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!