Introdução ciencias sociais

Páginas: 10 (2373 palavras) Publicado: 18 de janeiro de 2011
Todo o ser humano, desde a sua nascença à sua morte, faz parte de uma realidade com a qual se habitua a conviver — a realidade social. Das pessoas com quem convivemos habitualmente ao tipo de alimentação que preferimos, do local onde habitamos aos meios de comunicação que usamos e às actividades de lazer que realizamos, do processo de procriação até à expansão da esperança média de vida, etc.,tudo faz parte da realidade social. Essa realidade, aparentemente simples para quem nela vive, é, porém, muito complexa e qualquer acontecimento, ou decisão, acaba por ter reflexos na vida das outras pessoas, mesmo daquelas que nem sequer conhecemos ou convivemos regularmente
As ciências sociais debruçam-se sobre a mesma realidade social ou “fenômeno social” , só que com “olhos” diferentes.
Asdiversas Ciências Sociais denominam-se de sociais por se debruçarem sobre realidades Sociais ou fenómenos da realidade Social. Apesar de cada Ciência focar um determinado fenómeno social, todas elas se baseiam na realidade social. É por isto que não se pode deixar de referir a Complementaridade das Ciências Sociais.
Todas as ciências sociais têm como objectivo uma única realidade social que pode serestudada mediante variadas abordagens.
Tendo em conta este aspecto, cada ciência procurou eleger um conjunto de pressupostos teóricos e instrumentos científicos que delimitem o seu campo de estudo.
Há pois que reconhecer a existência de uma interdependência entre as Ciências Sociais que resulta muitas vezes que avanços numa determinada disciplina possam ser utilizados noutras disciplinas dasciências sociais. Esta particularidade, durante muitos anos apontada como uma fragilidade das ciências sociais, é hoje apontada como uma mais-valia na medida em que a partilha de conhecimentos interdisciplinares pode ser um importante contributo para a construção do conhecimento humano

É errado pensar que a realidade social se reparte em sectores distintos e que cada ciencia social estuda o seucampo especifico do real.
Na verdade, a pluralidade dos ramos das ciencias sociais não significa que se possa dividir quer a realidade social, quer os seus fenomenos particulares em compartimentos perfeitamente separados.

A realidade social constitui uma unidade indivisivel e complexa, cuja analise pode ser efectuada segundo perspectivas disciplinares ou olhares cientificos diferentes.Quando por isso os cientistas sociais se referem a analise economica, ou outra, estão apenas a usar um recurso linguistico que visa ajudar a compreender uma realidade vasta, complexa e pluridimensional, dividindo-a artificialmente de acordo com os seus interesses disciplinares próprios – sem que, todavia, se deva confundir essa divisao disciplinar com a realidade social que é sempre indivisivel.Verbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
O problema da ruptura

Partindo da ideia de que os desenvolvimentos sócio-económicos, políticos e teóricos são susceptíveis de ser analisados cientificamente, foi-se constituindo, desde os sécs. XVII, XVIII e XIX, um saber especializado nas ciências sociais, assente na reflexão teórica e na observação empírica.

1.1- A influência do senso comum nas ciências sociaisAs ciências sociais confundem-se com o senso comum já que, para além da inexistência de códigos e instrumentos específicos, todos os indivíduos procuram orientar e racionalizar as suas acções dentro de uma determinada estrutura social, verificando-se assim a dificuldade de eliminar aspectos subjectivos na análise do cientista.

Contrariamente aos factos físicos, os factos sociais são sempreinterpretados por uma consciência participante do mundo social, o que torna necessário uma análise sociológica das representações colectivas do quotidiano.

2- Natureza e cultura - as interpretações naturalistas
É usual nas interpretações comuns dos factos sociais atribuírem-se causas físicas ou biológicas, isto é, naturais, a determinados padrões de comportamento. Esta tendência coloca a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução as ciências sociais
  • introdução a ciências sociais
  • Introdução a Ciencias Sociais
  • Introduçao as ciencias sociais
  • Introduçao as ciencias sociais
  • Introdução as ciências sociais
  • Introdução às ciências sociais (resumo)
  • Introdução Ciências Sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!