Introdução aos processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução aos Processos Gerenciais
Resumo: Capítulo 1
* Organizações

Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar objetivos. Dois outros componentes são importantes:processo de transformação e divisão do trabalho.
Os recursos: Humanos, materiais, financeiros, informação, espaço e tempo.
Os objetivos: Produtos e serviços.
Os recursos precisam do processo detransformação e da divisão do trabalho para realizar os objetivos. Toda organização existe na finalidade de fornecer alguma combinação de produtos e serviços.
As organizações são grupos de pessoas que usamrecursos: recursos materiais (espaço, instalações, máquinas e equipamentos) e recursos intangíveis (tempo e conhecimento).
Por meios de processos a organização transforma os recursos para produzir osresultados. Um processo são seqüências interligadas, com começo, meio e fim. Todas as organizações podem ser desmembradas em processos. Exemplos de alguns processos são: produção, administração deencomendas e administração de recursos humanos.
* Tipos de Organizações

Em uma organização, cada pessoa, bem como cada grupo de pessoas realiza tarefas específicas que contribuem para a realizaçãodos objetivos.
As organizações podem ser divididas de muitas maneiras: tamanho, natureza jurídica, área de atuação e outros critérios.
O governo compreende as organizações do serviço público, queadministram o Estado e prestam serviços aos cidadãos. São funções do estado: arrecadação de impostos, produção de leis, defesa, justiça, educação, diplomacia e segurança pública, entre outras.
Umaempresa tem o objetivo de vender produtos e serviços e obter lucro.
Terceiro setor compreende as organizações de utilidades públicas, que têm origem na sociedade e não no governo. Exemplo: ONGs.
*Funções Organizacionais

São as tarefas especializadas que as pessoas e os grupos executam, para que a organização consiga realizar seus objetivos. As funções mais importantes: produção, marketing,...
tracking img