Introdução aos conceitos básicos de atenção resumo

INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS BÁSICOS DE ATENÇÃO
RESUMO
A atenção representa a capacidade de concentração e foco da consciência em uma determinada atividade psíquica onde os processos mentais são direcionados em uma única tarefa, para isso é necessário que haja um processo seletivo. Existem três formas básicas de atenção, a sustentada, dividida e a seletiva. Alguns dos principaismeios de se avaliar possíveis perturbações da atenção são os testes de duplicação de tarefa e testes de cancelamentos. O artigo objetiva verificar o desempenho na capacidade atencional por meio de tarefas diversificadas que avaliam a atenção. Para isso foi utilizado como material um questionário sócio-econômico, um teste com botões, o teste de cancelamento de Mesulam, no qual universitários foramsubmetidos á duas tarefas. Os resultados obtidos foram tabulados considerando quatro variáveis, o tempo de execução, acertos, erros e omissões, e posteriormente foi feita a comparação entre as amostras, através do teste “t de student” e adotou-se (= 0,05 como nível de significância. Os resultados demonstraram aparentemente que na tarefa estruturada os estudantes necessitaram de mais tempo paraexecutá-la, porém apresentaram menos omissões e mais acertos em relação à desestruturada, em ambos não foram verificados erros, porém não se obteve diferenças estatisticamente significativas o que vai contra a teoria. Levando em conta os estímulos que o ambiente continha pode-se afirmar que houve influências que podem ter prejudicado os resultados dos testes entre os participantes.


AbstractThe attention represents the capacity of concentration and focus of conscience in a determined psychic activity where the mental processes are directed an only task, but it is necessary that exist a selective process.
Some of the main ways of if evaluating possible disturbances of the attention are the tests of task duplication and tests of cancellations. Inthe present article it was used the cancellation test of Mesulam, in which the colleges students had been submitted to two tasks. The results had been tabulated considering 4 variable: implementation’s time, successes, mistakes, omission, and after it was made the comparison between them using the “T” test of student and adopted α= 0,05 as level of significance. The results demonstrated thatapparently in the structure task, the students needed more time to do it, but they realized with a low quantity of omission and had more rightness if comparing with the opposite one. Both of them had no mistakes, but there are no statistical significant differences. Considering the ambience, it can be affirm that happened some influences that it might damaged the results of tests between theparticipants.
Palavras chaves: Atenção, Acertos, Erros, Mensulam, Testes, Transtornos, Omissões.

A atenção representa a capacidade de concentração e foco da consciência em uma determinada atividade psíquica onde os processos mentais são direcionados em uma única tarefa principal e colocando as demais em segundo plano (LENT, 2005). A atenção está presente em qualquertipo de atividade cognitiva, seja voluntária ou não, pois já que não é possível atender a todos os estímulos disponíveis no ambiente de uma só vez, é necessário que haja um processo seletivo (RAMALHO, GARCÍA-SEÑORAN & GONZÁLEZ, 2009). A seleção atencional depende não apenas da história prévia do sistema selecionador envolvendo suas memórias e, portanto, o significado pessoal e emocional dosestímulos, mas também de expectativas geradas sobre a pendência de eventos futuros (CAMPOS, SANTOS, XAVIER, 1997).
A atenção tem caráter direcional e seletivo, o que nos permite manter vigilância em relação ao que acontece ao nosso redor, respondendo aos estímulos relevantes e inibir aqueles que não corresponderam aos nossos interesses, intenções ou tarefas imediatas (LURIA, 1981)....
tracking img