Introdução aos conceitos básicos de atenção resumo

INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS BÁSICOS DE ATENÇÃO
RESUMO
A atenção representa a capacidade de concentração e foco da consciência em uma determinada atividade psíquica onde osprocessos mentais são direcionados em uma única tarefa, para isso é necessário que haja um processo seletivo. Existem três formas básicas de atenção, a sustentada, dividida e a seletiva. Alguns dos principaismeios de se avaliar possíveis perturbações da atenção são os testes de duplicação de tarefa e testes de cancelamentos. O artigo objetiva verificar o desempenho na capacidade atencional por meio detarefas diversificadas que avaliam a atenção. Para isso foi utilizado como material um questionário sócio-econômico, um teste com botões, o teste de cancelamento de Mesulam, no qual universitários foramsubmetidos á duas tarefas. Os resultados obtidos foram tabulados considerando quatro variáveis, o tempo de execução, acertos, erros e omissões, e posteriormente foi feita a comparação entre asamostras, através do teste “t de student” e adotou-se (= 0,05 como nível de significância. Os resultados demonstraram aparentemente que na tarefa estruturada os estudantes necessitaram de mais tempo paraexecutá-la, porém apresentaram menos omissões e mais acertos em relação à desestruturada, em ambos não foram verificados erros, porém não se obteve diferenças estatisticamente significativas o que vaicontra a teoria. Levando em conta os estímulos que o ambiente continha pode-se afirmar que houve influências que podem ter prejudicado os resultados dos testes entre os participantes.


AbstractThe attention represents the capacity of concentration and focus of conscience in a determined psychic activity where the mental processes are directed an only task, but it isnecessary that exist a selective process.
Some of the main ways of if evaluating possible disturbances of the attention are the tests of task duplication and tests of cancellations....
tracking img