Introdução ao trabalho científico

UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR
ENGENHARIA CIVIL









EPI E ACIDENTES NOS LOCAIS DE TRABALHO








SALVADOR
2012







EPI E ACIDENTESNOS LOCAIS DE TRABALHO





Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Engenharia Civil da Universidade de Salvador- UNIFACS como parte da avaliação da disciplina Introdução ao TrabalhoCientifico, sob orientação da professora Tutora Alessandra Costa.

SALVADOR
2012
TEMA
Relação entre os acidentes e o uso dos Equipamentos de Proteção Individual(EPI) nos canteiros de obra de umaconstrução civil.
PROBLEMA
Qual a relação do uso do equipamento proteção com os acidentes registrados em um ambiente de trabalho? A Norma Regulamentadora (NR-18) mostrou-se eficaz na prevenção deacidentes desde a sua criação?
HIPÓTESES
Acredita-se que o uso dos equipamentos é de sumária importância já que os mesmos evitam e minimizam acidentes físicos dos funcionários nos canteiros de obra.Acredita-se que a NR-18 introduziu conceitos inovadores, porém, não tratou de maneira eficiente o comportamento do trabalhador no ambiente de trabalho.
OBJETIVO
Objetivo geral
Demonstrar aimportância do uso dos equipamentos de segurança para os funcionários nos canteiros de uma obra de construção.
Objetivo específico
* Analisar os números de acidentes nos canteiros de obras
*Pesquisar a relação dos números de acidentes com o uso de equipamentos de segurança
* Analisar a NR-18
* Investigar o pensamento dos funcionários dos canteiros de obra com relação ao uso dosequipamentos
JUSTIFICATIVA
A pesquisa tem por finalidade mostrar o quão importante é para os funcionários de uma obra usar seus equipamentos de proteção e expandir o conhecimento da NR-18.

TIPOS DECONHECIMENTO:
CONHECIMENTO CIENTÍFICO:
É o conhecimento que levanta perguntas e tenta respondê-las através de pesquisas e experimentos científicos. Não há admissão de incertezas ou dúvidas.
Exemplo:...