Introdução ao small basic

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Microsoft Small Basic
Uma introdução à programação
Capítulo 1
Introdução
Small Basic e Programação
Programação de Computadores é definida como o processo de criar aplicativos de computador utilizando linguagens de programação. Assim como nós falamos e entendemos inglês, espanhol ou francês, computadores podem entender programas escritos em certas linguagens. Essas são chamadas delinguagens de programação. No começo existiam apenas algumas linguagens de programação e elas eram muito fáceis de aprender e compreender. Mas como computadores e aplicativos se tornaram mais e mais sofisticados, linguagens de programação evoluíram rapidamente, acumulando conceitos mais complexos com o passar do tempo. Como resultado, a maioria das modernas linguagens de programação e seus conceitos sãobastante difíceis de entender para um iniciante. Este fato começou a desencorajar as pessoas de aprenderem ou tentarem programar.
Small Basic é uma linguagem de programação que é desenhada para tornar a programação extremamente fácil, acessível e divertida para iniciantes. A intenção do Small Basic é derrubar a barreira e servir como trampolim para o incrível mundo da programação.
O Ambientedo Small Basic
Vamos começar com uma rápida introdução ao ambiente do Small Basic. Quando SmallBasic.exe é lançado pela primeira vez, você verá uma janela parecida com a da seguinte figura.

Figura 1 – O ambiente do Small Basic
Este é o ambiente do Small Basic, onde escreveremos e executaremos nossos programas Small Basic. Este ambiente tem vários elementos distintos que estão identificadospor números.
O Editor, identificado pelo [1] é aonde escreveremos nossos programas Small Basic. Quando você abre um programa exemplo ou um programa salvo anteriormente, ele será exibido neste editor. Você pode então modificá-lo e salvá-lo para uso posterior.
Você também pode abrir e trabalhar com mais de um programa ao mesmo tempo. Cada programa com o qual você está trabalhando será exibidoem um editor separado. O editor que contém o programa que você está atualmente trabalhando é chamado de editor ativo.
A Barra de ferramentas, identificada pelo [2] é usada para gerar comandos tanto para o editor ativo como para o ambiente. Nós aprenderemos sobre os vários comandos da barra de ferramentas conforme avançamos.
A Superfície, identificada pelo [3] é o lugar aonde todas asjanelas do editor se encontram.
Nosso Primeiro Programa
Agora que você está familiarizado com o ambiente do Small Basic, nós iniciaremos a programar nele. Como indicado anteriormente, o editor é o lugar aonde escrevemos nossos programas. Portanto digite a seguinte linha no editor.
TextWindow.WriteLine("Olá Mundo")
Este é o nosso primeiro programa em Small Basic. E se você digitoucorretamente, você deveria ver algo similar à seguinte figura.

Figura 2 – Primeiro Programa
Agora que digitamos nosso novo programa, vamos executá-lo para ver o que acontece. Nós podemos executar nosso programa clicando no botão Executar na barra de ferramentas ou através do uso da tecla de atalho F5 no teclado. Se tudo correr bem, nosso programa deveria executar com o resultado como mostrado abaixo.Figura 3 – Resultado do Primeiro Programa
-------------------------------------------------
Enquanto você digitava seu primeiro programa, você pode ter observado que um menu contextual apareceu com uma lista de itens (Figura 4). Isto é chamado de “Intellisense” e lhe ajuda a digitar seu programa mais rapidamente. Você pode percorrer esta lista pressionando as teclas de direção para baixo epara cima, e quando você encontrar o que deseja, você pode pressionar a tecla Enter para inserir o item selecionado no seu programa.
Parabéns! Você acabou de escrever e executar seu primeiro programa em Small Basic. Um programa bem pequeno e simples, mas, no entanto, um grande passo rumo a tornar-se um verdadeiro programador! Agora, tem apenas mais um detalhe antes de criar programas maiores....
tracking img