Introdução ao serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

INTRODUÇAO AO SERVIÇO SOCIAL
O Serviço Social como profissão

Salvador
2011

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

INTRODUÇAO AO SERVIÇO SOCIAL
O Serviço Social como profissão

Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Introdução ao Serviço Social doCurso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Karen Sasaki e da tutora Profª Luciana Silva de Jesus.

Salvador
2011

INTRODUÇÃO

Como profissão, o Serviço Social foi uma das primeiras profissões da área social a ter aprovada sua lei de regulamentação profissional, que aconteceu no dia 27 de agosto de 1957, através da Lei 3252.
Nesse período, todos que estudaram emescolas de Serviço Social do Brasil, ou de qualquer outro País, cujo diploma fosse avaliado no Brasil, e os agentes sociais de órgãos públicos podiam exercer a profissão, de acordo com a Lei nº 1889, de 1953.
A lei nº 3252 de 27/08/1957, diz que os As tinham como atribuições, dirigir e ensinar em escolas de Serviço social, além de exercer a o serviço social em órgãos públicos e privados.Essa leiposteriormente foi regulamentada pelo decreto 994 de 15/05/1962.Foi esse decreto que determinou, em seu artigo 6º, que a disciplina e fiscalização do exercício profissional caberiam ao Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS) e aos Conselhos Regionais de Assistência Social (CRAS).
Esses conselhos no início, eram entidade autoritárias, que não se aproximavam dos profissionais nem existia umespaço coletivo de interlocução.
Com a sanção da Lei nº 8662, em 07/06/1993, foi revogada a Lei nº 3252. Segundo o CRES, essa lei dispõe sobre a profissão do Serviço Social. Tal disposição legal teve uma tramitação que durou cinco anos, de 1989 a 1993. A Lei 8.662/93 representou um avanço e consolidou conquistas. Ela ampliou a atuação e especificidade da profissão, com reconhecimento de açõesprivativas e disposições sobre competência do Assistente Social. A Lei 8662/93 passou a reconhecer o exercício da profissão de Assistente Social somente para aquelas pessoas portadoras de Diploma em curso de Serviço Social de nível superior, devidamente reconhecido pelos órgãos competentes. Mediante tal fundamento, os auxiliares sociais, agentes sociais e outras denominações reconhecidas pela sua atuaçãocomo Assistentes Sociais foram extintas. Assim, o uso do título Assistente Social e a subscrição do termo Serviço Social passaram obrigatoriamente a ocorrer conforme os critérios estabelecidos na Lei, inclusive com as alterações de CRAS - Conselho Regional de Assistentes Sociais para CRESS - Conselho Regional de Serviço Social e CFAS - Conselho Federal de Assistentes Sociais para CFESS - ConselhoFederal de Serviço Social.

ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA E POLÍTICA DOS ASSISTÊNTES SOCIAIS

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) foi criada em 1946, no início chamava-se Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social (ABESS). Isso ocorreu 10 anos após a instalação do primeiro curso de Serviço Social do Brasil.
O Centro de Documentação e Pesquisa em PolíticasSociais e Serviço Social (CEDEPSS) foi criado na década de 80, com o objetivo de atender as novas demandas com o surgimento dos Programas de Pós-Graduação, a partir de 1972.
Um fato marcante na história da ABESS foi a Convenção de 1979 quando assumiu a tarefa de coordenar e articular o projeto de formação profissional dos assistentes sociais. Outro momento que marcou a história da ABESS, foi amudança do seu nome para Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) que ocorreu na segunda metade da década de 90, tendo como justificativa, a indissociabilidade entre e ensino, pesquisa e extensão, e articulação entre graduação e pós-graduação, aliada à necessidade da explicação da natureza científica da entidade.(ABEPSS).

A ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO ESPAÇO...
tracking img