Introdução ao mercado de capitais

Páginas: 41 (10006 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS

2

Índice
Introdução ........................................................................................................... 5 O que é Sistema Financeiro Nacional ................................................. 7 Poupança e investimento .......................................................................... 8 Por que e no que investir........................................................................... 9 O que é mercado de capitais ................................................................. 13 Por que e como investir no mercado de capitais .................... 15 Principais ativos ............................................................................................. 17 Comissão de Valores Mobiliários........................................................ 23 Bolsas ................................................................................................................... 24 Corretoras .......................................................................................................... 25 A BM&FBOVESPA ........................................................................................... 27Clearing e central depositária .............................................................. 31 Governança corporativa .......................................................................... 35 Glossário ............................................................................................................ 37

3

4

Introdução
Com o processo de globalização, que resultou em intensointercâmbio entre os países, o mercado acionário adquire crescente importância no cenário financeiro internacional. Seguindo essa tendência, os países em desenvolvimento procuram abrir suas economias para poder receber investimentos externos. Assim, quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais. Por ser um canal fundamental na captação de recursos que permitem odesenvolvimento das empresas, gerando novos empregos e contribuindo para o progresso do País, o mercado acionário também se constitui de uma importante opção de investimento para pessoas e instituições. Além de informações que lhe permitirão saber como e por que investir no mercado de ações, este conteúdo aborda conceitos básicos sobre o funcionamento das bolsas e apresenta um glossário com ostermos mais utilizados. Por isso, a leitura deste folheto é o primeiro passo para quem quer participar desse mercado.

5

6

O que é Sistema Financeiro Nacional
O Sistema Financeiro Nacional é composto de instituições responsáveis pela captação de recursos financeiros, pela distribuição e circulação de valores e pela regulação desse processo. O Conselho Monetário Nacional (CMN), seuorganismo maior, presidido pelo ministro da Fazenda, é quem define as diretrizes de atuação do sistema. Diretamente ligados a ele estão o Banco Central do Brasil, que atua como seu órgão executivo, e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que responde pela regulamentação e fomento do mercado de valores mobiliários (de bolsa e de balcão).

7

Poupança e investimento
Os recursos necessários para umaaplicação provêm da parcela não consumida da renda, à qual se dá o nome de poupança. Qualquer pessoa que tenha uma poupança (por menor que seja seu valor) ou uma disponibilidade financeira pode efetuar um investimento, esperando obter:
l

l l l l

l

reserva para qualquer despesa imprevista e uma garantia para o futuro — segurança; boa remuneração — rentabilidade; crescimento do capitalempregado — valorização; defesa contra eventual desvalorização do dinheiro — proteção; oportunidade de associação com empresas dinâmicas — desenvolvimento econômico; rápida disponibilidade do dinheiro aplicado — liquidez.

8

Por que e no que investir
Todo investidor busca a otimização de três aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção. Ao avaliá-lo, portanto, deve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercado de capitais
  • Mercado de capitais
  • mercado de capitais
  • Mercado de Capitais
  • Mercado de Capitais
  • Mercado de capitais
  • Mercado de capitais
  • Mercado de capitais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!