Introdução ao marketing no comércio internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução ao marketing no comércio internacional: fundamentos de marketing; o marketing nacional e o internacional; propaganda e publicidade; internacionalização do produto e da empresa; casos da CocaCola e Embraer.

PROPAGANDA E PUBLICIDADE

← “A Propaganda é Arte do Negócio !! “

← É projetar a imagem da empresa no mercado, através dos meios de comunicação disponíveis nacomunidade: Televisão, rádio, cinema, imprensa, revistas outdoors, internet e outras mídias), divulgando os produtos ou serviços às diversas fatias de mercado.

← Propaganda e Publicidade

←   A Propaganda é um conjunto de técnicas de ação individual, utilizadas no sentido de promover a adesão a um dado sistema ideológico (político, social ou econômico).

← A Publicidade é um conjuntode técnicas de ação coletiva, utilizadas no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial, conquistando, aumentando ou mantendo clientes. 

Internacionalização

Conceito
É um tipo de estratégia que consiste na transposição das estratégias de produtos e mercados e de integração vertical para outros países.

A questão da internacionalização de uma indústria ou de uma empresamoderna deixou de ser uma opção para se tornar numa questão de sobrevivência.

Alternativas para Internacionalização

Exportação
A exportação representa a primeira alternativa de internacionalização para empresas incipientes em relação a mercados externos. Essa alternativa é muito utilizada, pois requer um grau reduzido de risco e comprometimento por parte da empresa.

Ocorre principalmentequando um produto ou serviço é transportável, o processo de internacionalização inicia-se geralmente pela exportação. Esta é a forma de internacionalização utilizada pela grande maioria das PME.

A alternativa da exportação pode ser dividida em dois tipos de operação: as exportações directas e indirectas.

▪ As exportações directas são aquelas realizadas através de um intermediário localizadofora do país de origem, como, por exemplo, distribuidores, agente do fabricante, representante comissionado, filial de vendas, além das exportações realizadas directamente ao consumidor final. A vantagem é a de possibilitar ao exportador um maior controle sobre os canais de distribuição utilizados e, consequentemente, sobre o mercado para o qual está exportando.
▪ Já as exportações indirectas sãorealizadas através de um intermediário localizado no próprio país do fabricante, como as trading companies, brokers e a comercial importadora/exportadora. A grande vantagem de se realizar exportações de forma indirecta é que a necessidade de conhecimento das normas e trâmites do comércio internacional são de responsabilidade desses agentes, não necessitando o fabricante de uma estrutura própria.O dinamismo de gestão, o conhecimento dos mercados, os recursos mobilizáveis, a obtenção gradual de capacidade criativa e o estabelecimento de relações de confiança ou parceria com certos clientes são os factores que mais contribuem para a consolidação da actividade exportadora de uma empresa.

O risco inerente ao processo é limitado e poderá ser controlado mais facilmente. A rendibilidade érazoável e a necessidade de controlo dos produtos ao longo dos canais de distribuição é normalmente reduzida.

Franchising

Seguindo esta forma de internacionalização não existe transferência de produtos mas de know-how. O licenciamento prevê o estabelecimento de um contrato entre duas empresas, pelo qual uma delas, sendo detentora de determinado know-how, compromete-se a transferi-lo àoutra, mediante uma retribuição acordada.

Sendo mais preciso, pode-se apresentar a definição dada pela EFF (European Franchising Federation):

“Franchising é um sistema de gerenciar a comercialização (marketing) de produtos e/ou serviços, baseando-se em uma colaboração muito estreita entre duas empresas, legal e financeiramente independentes - o franqueador(franchisor) e o franqueado individual...
tracking img