Introdução ao balanço patrimonial

Balanço Patrimonial

Uma das principais atividades realizadas dentro da Gestão Patrimonial com certeza é o fechamento do Balanço Patrimonial. A principal função do balanço patrimonial é fornecer umquadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em um certo período ( geralmente o balanço é feito sobre o período de 1 ano ). O balanço patrimonial é considerado uma das principaisdeclarações financeiras de uma empresa e deve ser produzido de maneira precisa e rigorosa, afim de auxiliar um Controle do Patrimônio eficiente.
Balanço Patrimonial: Ativos, Passivos e PatrimônioLiquido.
Inicialmente o balanço patrimonial é dividido em 2 categorias principais:
* Ativos: consistem nos bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela empresa. Tambémconstituem os ativos os investimentos financeiros ou de qualquer espécie que a empresa fez e títulos públicos ou privados que a empresa tem por receber.
* Passivos: Passivos compreendem as obrigaçõesfinanceiras da empresa com o Estado, seus funcionários e com outras empresas.
Quando já temos realizado o cálculo dos ativos e dos passivos, podemos obter por fim o Patrimônio Liquido. Este queconsiste na diferença dos Ativos (positivos, relativos aos lucros e investimentos) e dos Passivos (negativos, relativos a pagamentos e dividas ), sendo assim o Patrimônio Liquido considerado o capital que aempresa efetivamente tem disponível em caixa. Este, também pode ser usado basicamente para re-investimento (investimento na própria empresa, modernização, expansão das atividades), pode sertransformado em reserva financeira ou então empregado para realizar novos investimentos financeiros e expandir os Ativos.
Subdivisão dos Ativos e Passivos
Assim como o balanço patrimonial pode ser divididoem Ativos e Passivos, estes também podem ser classificados em subdivisões para facilitar os cálculos e estatísticas, para os ativos temos:
* Ativos Atuais: todo o dinheiro e recursos que estão...
tracking img