Introdução á teoria geral da administração, os primórdios da administração e abordagem clássica da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à Teoria Geral da Administração, os primórdios da Administração e Abordagem Clássica da Administração

O COMEÇO E ATUALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DA EMPRSA ORGANIZACIONAL

INTRODUÇÃO

Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros, é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso derecursos a fim de alcançarem objetivos. Ela é vista como uma habilidade humana que teve sua construção teórica baseada sob a influência de vários filósofos da época, e suas teorias se concretizaram após a revolução industrial com os percussores Taylor e Fayol, com a famosa teoria clássica.O administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas para conseguir resultados através da liderança,comunicação, motivação e na construção de talentos (CHIAVENATO, 2007, p. 70). Cria uma atmosfera de segurança e cooperação entre as pessoas em prol de um alcance comum. (ARAÚJO, 2007, p. 12)
DESENVOLVIMENTO
Administração como habilidade humana
O termo habilitação humana é aquela qualidade de o executivo trabalhar eficientemente como integrante de um grupo e de realizar um esforço conjunto comos demais componentes da equipe que dirige. Enquanto a habilitação técnica se volta principalmente para o manuseio de coisas, (processos ou objetos físicos), a habilitação Humana diz respeito mais à habilidade de as pessoas trabalharem com os outros. Essa aptidão é demonstrada na maneira como o indivíduo se apercebe ou tenha a percepção de seus superiores, companheiros e no modo como se comportaposteriormente.
A pessoa dotada de grande habilidade humana tem consciência de suas próprias atitudes, opiniões e convicções acerca dos outros e de grupos de pessoas. Ao aceitar a existência de opiniões, percepções e convicções que são diferentes das suas próprias são suficientemente hábeis para compreender o que os outros realmente querem dizer com palavras e atos. É igualmente hábil emcomunicar aos demais, dentro do modo de pensar dos outros, aquilo que pretende dizer com seu próprio modo de agir.
A verdadeira aptidão de saber trabalhar com os outros devem tornar-se uma atitude natural e constante, uma vez que ela envolve sensibilidade não apenas no momento de tomar uma decisão, mas também na conduta cotidiana do indivíduo. A habilidade humana não pode ser algo ocasional. As técnicasnão podem ser aplicadas a esmo nem os traços da personalidade podem ser colocados e retirados como se faz com um, sobretudo. Isso porque tudo o que um executivo faz ou diz (ou deixa de dizer ou fazer) tem algum efeito sobre seus colegas e seu verdadeiro ego se revelará com o tempo, para ser positiva essa habilidade deve ser desenvolvida natural e inconscientemente, bem como continuamente, sendodemonstrada em todas as atitudes do indivíduo. Deve tornar-se parte integrante de seu próprio ser.
A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reaçãohumanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou há seu tempo uma diferenteteoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.
Antecedentes Históricos da Administração
Influência dos filósofos
Sócrates – administrar é uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência....
tracking img