Introdução à teoria geral da administração

Páginas: 128 (31912 palavras) Publicado: 31 de março de 2011
1 INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (TGA)
A Teoria Geral da Administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração em geral, não se preocupando em que ela seja aplicada.
1.1 Organizações
Todas as instituições que compõem a sociedade moderna não vivem ao acaso. Elas precisam ser administradas. Essas instituições são chamadas organizações. Todas asorganizações são constituídas de: recursos humanos e recursos não humanos, isto é, recursos físicos e materiais, recursos financeiros, recursos tecnológicos, recursos mercadológicos, entre outros. Toda produção de bens e serviços é realizada dentro de organizações.
As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas: de tamanhos, estruturas e objetivos diferentes. Não existem duasorganizações semelhantes.
Uma mesma organização nunca é igual ao longo do tempo; ela se transforma sempre.
1.1.1 O que é uma organização
O conceito de organização é muito diversificado, dependendo não só do autor que a estuda, da época em que o autor viveu e como ele a estudou, como também dos objetivos pelos quais a organização foi concebida.
Por exemplo: para O´Brien (1994), organização é umsistema sociotécnico; para Alter (1992), as organizações são sistemas próprios, um conjunto de componentes que interagem e que operam com vistas a alcançar alguns objetivos.
Como não é nosso objetivo aprofundar o estudo das organizações nesse curso, vamos considerar a seguinte definição:
Organizações são entidades, instituições ou empresas com propósitos definidos, compostas por sistemas, processos emetodologias de trabalho, pessoas e recursos que interagem na
busca e consecução de objetivos junto à sociedade. Relembrando: as organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas: tamanhos, estruturas e objetivos diferentes. Não existem duas organizações semelhantes.
Uma mesma organização nunca é igual ao longo do tempo; ela se transforma sempre.
1.1.2 Tipos de organizaçõesBasicamente, existem dois tipos de organizações: as não lucrativas e as lucrativas.
Organizações não lucrativas (non-profit organizations)
São as organizações cujos propósitos ou objetivos são de natureza social, isto é, prestação de serviços, segurança, entre outros. Essas instituições não visam ao lucro, mas contabilizam seus resultados sob o ponto de vista social e pelo “bem” que realizam para asociedade. Em geral, elas vivem de verbas governamentais e/ou doações da própria sociedade.
Como exemplos, podemos elencar: Exército, Marinha, Força Aérea; polícias federais, estaduais e municipais, militares ou civis; igrejas de quaisquer credos; ONGs - organizações não governamentais; grupos de escoteiros; instituições beneficentes; hospitais públicos; fundações; clubes recreativos, associativos,entre outros.
Organizações lucrativas
Essas organizações são comumente denominadas por empresas na verdadeira concepção do termo, isto é, foram concebidas para gerar bens e/ou serviços, vendendo-os para a sociedade, com uma margem de lucro que compense o investimento de capital e cubra, com sobra, para os acionistas, seus custos de produção.
Sob o ponto de vista jurídico, as organizaçõeslucrativas possuem basicamente duas formas de constituição: Sociedades Anônimas (SAs) e as Sociedades por Cotas Limitadas (Ltda).
As primeiras podem ter suas ações negociadas em Bolsas de Valores ou não. Em ambos os casos, as contas ou os balanços e resultados de sua administração são obrigatoriamente divulgados nos principais veículos de comunicação, enquanto as segundas não são obrigadas a divulgar suascontas ou os resultados de sua gestão, embora, por lei, os dois tipos sejam obrigados a elaborar balanços e demonstrações de resultado anualmente.
1.2 A palavra administrar
Administrar vem do latim, composta por: ad, que significa tendência para, direção para; e minister, que significa subordinação ou obediência, ou aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução a Teoria Geral da Administração
  • Introdução à teoria geral da administração
  • introdução a teoria geral da administração
  • INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
  • Introdução à teoria geral da administração
  • Introdução à teoria geral da administração.
  • INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
  • Introdução à teoria geral da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!