Introdução à religião

Páginas: 5 (1229 palavras) Publicado: 20 de abril de 2010
INTRODUÇÃO À RELIGIÃO

Quase tão antigos como o próprio homem são os cultos religiosos. Surgidos quando do desenvolvimento cognitivo do homem acompanharam desde sempre a sua evolução, na busca de alguém ou alguma coisa que pudesse explicar os mistérios do Mundo.

No trovão e nos ecos dos seus próprios gritos o acreditaram ouvir as vozes dos deuses; no delírio e na fúria incontrolada daquelesque eram acometidos de epilepsia e distúrbios mentais pensaram estar diante de poderes demoníacos; na caça abundante, na chuva fecunda e na generosidade da natureza acreditou estar perante as bênçãos dos céus, os nossos primitivos antepassados descobriram então Deus e tornaram-se religiosos, a partir desta veneração e como forma de afirmação social de poder num grupo surgiram as primeiras divisõessociais com o topo do poder a pertencer aos membros do grupo “especializados” no contacto com o divino, com os deuses da natureza, surgia então o Paganismo.

Mais tarde e à medida que as sociedades dos grandes rios (Nilo, Eufrates, Tigre e Amarelo) iam evoluindo, entre o 4º e 2º milênio, a.C. foram-se desenvolvendo novos sistemas de crenças religiosas que foram evoluindo até formarem osprimeiros códigos religiosos, verdadeiros códigos de vida, e que muitas vezes era a base política, social e econômica de vastos impérios, já que explicavam em função do politeísmo e da adoração de ídolos com características humanas animais e detentores de poderes extraordinários, os vários acontecimentos registrados, o significado da vida humana e a justificação do poder do soberano. São exemplos destassituações o Império egípcio, o Persa e as Civilizações Mesopotâmicas, entre outros.

Por volta de 1800 a.C., surgia uma nova “ordem” religiosa, primeiro na pessoa de Abraão, em que se defendia o monoteísmo entre outras “novidades”, a este profeta atribui-se a fundação das três principais religiões monoteístas (o Judaísmo, o Cristianismo e posteriormente o Islamismo); e paralelamente no outroextremo do Mundo surgiam também segundo os contextos de vida das populações outras doutrinas religiosas, que detiveram e ainda detêm muita influência na Ásia a nível político e social, referimo-nos à formação do Budismo, do Hinduísmo do Confucionismo e do Taoísmo.
Religião grega, ao contrário do que se imagina, não é a mesma coisa que Mitologia grega. A "mitologia" reúne histórias que podem envolverou não fenômenos sobrenaturais ("divinos"); a "religião" abrange todas as formas de comportamento através dos quais o homem procura se relacionar com a divindade.
Os antigos gregos não utilizavam nenhuma palavra parecida com o termo "religião", de uso corrente entre nós; para eles, o que importava era a εὐσέβεια, "piedade", ou seja, o respeito e a reverência devida aos deuses. Tudo era da alçadados deuses e deles não se esperava nenhum favor especial pois, a exemplo dos homens, eles agiam de acordo com o que recebiam ("toma lá, dá cá"). Um dos mais antigos testemunhos desse relacionamento simples e direto entre adoradores e adorados é a inscrição gravada pelo tebano Mantiklos por volta de -700 em uma estatueta: "Mantiklos me oferece a Apolo do arco de prata; agora tu, Febo, dá-me emtroca algo prazeroso".
Havia práticas religiosas públicas, como o culto aos deuses do Olimpo e aos heróis em diversos templos, santuários e festivais religiosos de diversos tipos realizados periodicamente pelas póleis. Não havia textos sagrados, nem regras fixas, nem sacerdotes profissionais; eram os adivinhos e os oráculos, intérpretes das revelações da vontade divina, que auxiliavam os homens aentender os desígnios dos deuses.
Na vida privada, além das preces e oferendas de caráter pessoal a um deus ou a um herói, era praticado o culto aos mortos. Após a morte, todos iam para o mesmo lugar, o Hades; mas, para isso, era essencial que todos os ritos fúnebres fossem escrupulosamente cumpridos.
Havia ainda os cultos de mistérios, em que os fiéis recebiam ensinamentos relacionados com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Introdução a Filosofia da Religião
  • INTRODUÇÃO A UMA FILOSOFIA DA RELIGIÃO
  • Resenha do livro introdução a uma filosofia da religião.
  • Introdução á filosofia da ciencia , da religião , cultura e arte
  • religião
  • religiao
  • religiao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!