Introdução à psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano, as interações dos organismos com o seu ambiente. Dependendo do enfoque e conhecimento que está sendo utilizado, apsicologia pode ter vários conceitos, dentre eles: ciência que estuda os seres humanos e seus processos psíquicos. Todorov (1999) definiu a psicologia como sendo a ciência que estuda a mente e ocomportamento humano. Para que a definição seja inteligível, é necessário saber o que é mente e o que é comportamento.

O conceito “ciência que estuda o comportamento humano” pode ser completo seentendermos e buscarmos nos aprofundar nos conceitos de ciência, comportamento e homem. Se soubermos descrever o que é ciência, o que é comportamento humano e quem é esse homem estudado pela psicologia(caso mais complexo, mais filosófico) estaremos entendo o conceito de psicologia aqui apresentado.

O conhecimento do senso comum é intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros. É um conhecimentoimportante porque sem ele a nossa vida no dia-a-dia seria muito complicada. O senso comum percorre um caminho que vai do hábito à tradição, que passa de geração para geração. Integra de um modo oconhecimento humano.

A utilização de termos como ‘rapaz complexado’, ‘mulher louca’, ‘menino hiperativo’ expressa a comunicação do senso comum acerca do comportamento humano, que muitas vezes nãoocorre de maneira científica. Os termos podem até ser da psicologia científica, mas são usados sem a preocupação de definir as palavras. Ciência é um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos darealidade obtidos por meio de metodologia científica.

Quando buscamos definir, descrever ou prever comportamentos, estamos fazendo ciência. O cientista do comportamento (da psicologia) não ficasatisfeito com conceitos generalizados e rotulados (complexado, louco, “nasceu assim”) sem compromisso e apenas baseados em ‘achismos’ e observações superficiais. Ele quer observações sistematizadas,...
tracking img