Introdução à massagem ayurvédica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A Sabedoria Ayurvédica desenvolveu-se através das mentes meditativas dos Rishis, os videntes hindus da verdade, que perceberam que a consciência era energia emanada a partir dos cinco elementos básicos: Éter, Ar, Fogo, Água e Terra. A sua origem vem dos Vedas, os mais antigos manuscritos disponíveis no mundo de hoje. A medicina Ayurvédica é parte da ciência Védica e utiliza na suaabordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, Meditação, Yoga, Astrologia Védica, Massoterapia, Aromaterapia, Gemoterapia (tratamento com metais e gemas), Cirurgia e Psicologia.

A Ayurveda ensina que a memória de experiências físicas, emocionais e espirituais permanecem no organismo, tornando-se parte da profunda inteligência do corpo. As experiências negativas produzem umintenso enraizamento de stress e impurezas, que estão intrinsecamente ligadas ao fluxo do Prana no nosso organismo. Torna-se por isso essencial compreender o Prana e a sua natureza subtil que subjaz à verdadeira terapia de cura que constitui a Ayurveda.

O Prana é manifestado como três humores denominados de biótipos e tem uma ligação próxima com a Alma.

Actualmente, as pessoas tentamresgatar uma harmonia entre mente/corpo que foi perdida ao longo de muitas centenas de anos; anseiam por estilos de vida mais saudáveis: uma dieta equilibrada, uma boa digestão, horas restauradoras de sono. A Ayurveda traz esta harmonia para o nosso quotidiano e a sua prática é indicada para promover a felicidade, a saúde e o desenvolvimento criativo. Segundo esta filosofia, onde há harmonia há saúde;onde há desarmonia, há doença. A palavra harmonia, neste contexto, refere-se à integração que fazemos com o meio ambiente (natureza), através dos 5 sentidos. Em resumo, a saúde é um estado de felicidade.
Para ter saúde é preciso disciplina, e isso aplica-se em qualquer idade. A cada fase de vida é imprescindível fazer um balanço, uma auto-análise. O diferencial da Ayurveda está justamente aí: elacoloca nas nossas mãos a responsabilidade pela nossa saúde, e não no médico, no psicólogo ou no terapeuta.

A FILOSOFIA VÉDICA
A medicina Védica, mãe de todas as medicinas, é conhecida simplesmente por Ayurveda e representa um importante ramo do Atharva Veda, que é uma das quatro partes do Vedanta (ou Vedas), livro sagrado dividido em Rig, Sama, Atharva e Yajur. Os Vedas, compilados pelo sábioVyassa a partir de antigos e misteriosos textos escritos em sânscrito, marcaram uma das mais importantes épocas da humanidade, quando floresceram conhecimentos espirituais, éticos e morais do mais elevado nível. Os Vedas estão para o hinduísmo assim como a Bíblia está para o cristianismo, o Corão para os muçulmanos, o Tao-Te-Ching para os chineses, a Tora e a Cabala para os hebreus. A Ayurveda,cuja tradução mais aproximada é "a ciência da saúde e da longevidade", (Ayur = "vida"; e Veda = "conhecimento") é a parte dos Vedas relacionada com o estudo das doenças, dos remédios, dos tratamentos, da prevenção de moléstias, da anatomia humana, da cirurgia, da descrição dos órgãos, da distribuição da energia cósmica pelo corpo e do diagnóstico. A partir da Índia, não só os conhecimentos médicosda Ayurveda, mas tudo o que se refere aos mistérios da criação difundiu-se para o resto do mundo, sofrendo transformações e adaptações, mas firmando-se como base doutrinária de muitas artes médicas e filosofias orientais.

O CONCEITO DE MASSAGEM NA AYURVEDA

Existem muitas abordagens terapêuticas na medicina Ayurvédica e a massoterapia é uma delas. De acordo com os ensinamentos ayurvédicos amassagem é recomendada como prática diária, assim como comer e dormir. Ela equilibra o corpo e a mente, actuando nos níveis físico e psíquico. A Massagem é extremamente importante nos tratamentos de estilo de vida e na preparação para o Pancha Karma (as cinco acções – a combinação de cinco terapias de redução diferentes, concebidas para eliminar os excessos dos três humores; para que essas...
tracking img